Virada Inclusiva foi comemorada pela primeira vez em Tupã

Publicado em: 09 de dezembro de 2014

Pela primeira vez Tupã participou da Virada Inclusiva, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para celebrar o Dia Internacional das pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro. O vereador Caio Aoqui, que intermediou a inclusão de Tupã na programação do evento, participou das atividades que duraram dois dias.

A abertura da Virada Inclusiva começou na última quarta-feira, às 9 horas, com um desfile pela Avenida Tamoios, com saída defronte a Secretaria Municipal de Cultura. Alunos da Apae de Tupã, juntamente com a Associação das Pessoas com Deficiência da Estância Turística de Tupã (Apdett) e os jovens do capítulo Demolay “União Fraterna”, desceram a rua principal da cidade com cartazes sobre o evento. “Os alunos da Apae deram um show de animação e disposição. Tivemos ainda a participação dos jovens Demolays que entregaram no comércio folhetos sobre a Virada Inclusiva para provocar uma reflexão sobre o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência”, informou o vereador Caio Aoqui.

No mesmo dia, por volta das 20 horas, a programação da Virada Inclusiva teve sequência no Espaço Cultural, onde houve declamação de um poema e a apresentação do Coral Unimed e de uma peça teatral. Já no dia seguinte, às 19h30, na sede da Apae, aconteceu uma série de apresentações de dança, capoeira e percussão para encerrar o evento.

A presidente da Apdett, Maria Helena Mozena, que auxiliou o vereador Caio na inclusão de Tupã na programação estadual, destacou que a Virada Inclusiva tirou muitos deficientes da invisibilidade. “Foi muito positiva a passeata no comércio. Foi um dia especial”, comentou.

Para o diretor do Departamento da Pessoa com Deficiência, “Nenê” Manzano, a passeata provocou uma reflexão no comércio, pois muitos lugares ainda precisam melhorar a acessibilidade.

A Virada Inclusiva possibilita que todos possam estar juntos em ações inclusivas entre as pessoas com e sem deficiência, nas ruas, praças, parques, museus e teatros do Estado de São Paulo. Idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento é gerido pela Abaçai Organização Social de Cultura.

Em Tupã, a Virada Inclusiva contou com o apoio da Secretaria Municipal de Promoção Social, por meio do Departamento da Pessoa com Deficiência, da Apae, Mulher Unimed e Demolay de Tupã.