Governo adianta R$ 650 mil para Pró-Infância em Tupã

Com mais essa verba, vereador Valdir de Oliveira viabiliza cerca de R$ 2,2 milhões para o município neste primeiro ano de mandato

Publicado em: 17 de dezembro de 2009

O governo federal adiantou R$ 650 mil para implantação do programa Pró-Infância em Tupã, iniciativa do Ministério da Educação que visa a construção, reestruturação e melhoria da infraestrutura de creches e pré-escolas a fim de garantir a inclusão escolar de crianças menores de seis anos na rede pública de ensino.

A informação foi transmitida pelo vereador Valdir de Oliveira (PDT), que através do apoio político dos deputados federais Jilmar Tatto e Antônio Carlos Biffi, conseguiu viabilizar o projeto para cidade, orçado em R$ 1,5 milhão. O restante do dinheiro será liberado no primeiro semestre de 2010.

“O ensino infantil do nosso município receberá uma infraestrutura de primeiro mundo”, observa Valdir, que no meio do ano esteve em Brasília para conhecer de perto o projeto e tentar trazê-lo para Tupã. “Devemos isso ao apoio dos deputados Biffi e Tatto, que tem ajudado nosso município, e o empenho e interesse do prefeito Waldemir, que prontamente acatou nossa sugestão”, conclui.

A fim de garantir a inclusão e permanência de crianças menores de seis anos na rede pública de ensino, o Ministério da Educação vai ampliar e melhorar as instalações das creches e pré-escolas municipais. Para isso, a meta do governo é investir R$ 800 milhões no Pró-Infância até 2010.

Conquistas

Com o apoio dos deputados Jilmar Tatto e Antônio Carlos Biffi, vereador Valdir obteve mais duas conquistas significativas para o município: verba de R$ 800 mil para construção do Museu do Tropeiro, que será instalado nas dependências da antiga estação ferroviária, e mais R$ 100 mil para realização da Cavalgada Tropeira no ano que vem, duas realizações que resgatam e valorizam a história do tropeirismo na região.

“Ao construir um museu para abrigar o vasto acervo da comitiva, o município estará oferecendo à população um centro de documentação e pesquisa e ao mesmo tempo a oportunidade de conhecer a história e a identidade cultural de personagens que acompanhados de seus cavalos contribuíram para expansão do interior do Brasil”, justifica.

Ao fim deste primeiro ano de mandato, o vereador acumula cerca de R$ 2,5 milhões de verbas viabilizadas para o município, conquistas que ele credita ao seu trabalho junto aos deputados federais e ao governo municipal. Graças à sintonia com o Poder Executivo, o vereador conseguiu atender apelo dos moradores de regiões como Vila Giovaneti e Cecap, que receberão uma unidade do programa Saúde da Família em 2010.

Ainda na área de saúde, o vereador apoio a terceirização do laboratório de análises clínicas da Santa Casa, que recebeu investimentos de quase R$ 1 milhão, tornando-se um dos mais modernos e confiáveis da região.

Além disso, Valdir também obteve apoio da Prefeitura para revitalização do espaço comercial localizado na antiga estação rodoviária, onde os comerciantes do local também receberão capacitação do Sebrae e Senac.

“A revitalização daquele espaço era um sonho antigo dos comerciantes da região, que me procuraram para intermediar a proposta com o prefeito Waldemir. Com isso, além de ganhar um espaço com toda infraestrutura revitalizada, os comerciantes receberão orientação do Sebrae e Senac para melhorarem as vendas”, explica o vereador, autor da lei municipal que disciplinou o estacionamento temporário e rotativo de veículos em frente às farmácias e drogarias.

Para o ano que vem, Valdir de Oliveira já tem vários projetos em andamento, como a instalação do projeto Vila Dignidade, programa do governo estadual que prevê a construção de pequenas vilas voltadas para maiores de 60 anos que tenham renda de até dois salários mínimos.

“A Prefeitura inclusive já disponibilizou o terreno para abrigar o projeto, um quadrilátero localizado na Vila das Indústrias que abrange as ruas João Tavares Couto e Santo Antunes de Macedo”, adianta.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal