Ribeirão reivindica ligação da rodovia Castelo Branco à Alta Paulista e novo traçado para SP-294 con

O vereador Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, presidente do Parlamento Regional de Tupã, se reuniu com o governador Geraldo Alckmin.

Publicado em: 02 de fevereiro de 2015

Vereador apresentou reivindicações em audiência com o governador Geraldo Alckmin

O vereador Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, presidente do Parlamento Regional de Tupã, se reuniu nesta segunda-feira com o governador Geraldo Alckmin, durante audiência realizada nesta segunda-feira, no Palácio dos Bandeirantes.

A reunião, organizada pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), contou com a participação dos presidentes dos 25 Parlamentos Regionais, que foram representar suas microrregiões e tratar de assuntos referentes a cada localidade.

Durante a audiência com o governador, que teve a duração e 2 horas e meia, o presidente de cada Parlamento Regional encaminhou reivindicações consideradas prioritárias para o desenvolvimento da respectiva região.

Eleito presidente do Parlamento Regional de Tupã em novembro do ano passado (representando os municípios de Arco-Íris, Bastos, Borá, Herculândia, Iacri, João Ramalho, Parapuã, Quatá, Queiroz, Quintana, Rinópolis e Tupã), Ribeirão entregou a Alckmin dois antigos pleitos que podem beneficiar profundamente a região Alta Paulista.

De acordo com Ribeirão, a primeira reivindicação trata da retirada da rodovia SP-294, “Comandante João Ribeiro de Barros” do perímetro urbano de Pompéia. Atualmente a rodovia passa pode dentro da cidade gerando sérios riscos e transtornos tanto para a população local quanto para ao usuários da SP-294.

Segundo estimativas, mais de 5 mil veículos trafegam diariamente pelo trecho, incluindo um grande número de veículos pesados. O problema se agravou ainda mais após liberação do trânsito sobre a ponte de Paulicéia, que liga os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, já que a SP-294 passou a ser a única opção de deslocamento da região sem cobrança de pedágios.

“Essa é uma antiga luta de toda a região, que seria amplamente beneficiada caso a rodovia fosse retirada do perímetro urbano de Pompéia. Além da questão da segurança, a mudança no traçado da rodovia, contornando a cidade de Pompéia, também agilizaria o deslocamento pela SP-294, favorecendo o escoamento da produção e atraindo novos investimentos que beneficiariam a região como um todo”, explicou.

A segunda reivindicação apresentada por Ribeirão é retomar o antigo projeto de prolongamento da rodovia SP-280, “Castelo Branco”, até a cidade de Quatá, na região da Alta Paulista. Segundo Ribeirão, que anteriormente também já havia reivindicado a realização da obra ao governo federal, o prolongamento da Castelo Branco facilitará a ligação da região com a capital e a região da Grande São Paulo, proporcionando economia de tempo e de recursos para se chegar a diversos destinos, além de atrair novas empresas para a região.

“Hoje está nossa região está praticamente isolada, sem nenhuma via de ligação direta com a capital. Por isso, a interligação da rodovia Castelo Branco com a Alta Paulista traria diversos benefícios à região. Além de melhorar o escoamento da produção de nossa região, que é um importante pólo produtor do setor de agronegócios, a obra também diminuiria consideravelmente a distância com a capital paulista, trazendo ganhos na logística de transporte dos bens e insumos produzidos. Além disso, representaria um grande impulso ao desenvolvimento econômico da região, com a geração de empregos e renda às populações locais, tanto durante o período de obras quanto após a conclusão”, analisou Ribeirão.

Com o encaminhamento das duas reivindicações ao governador do Estado, o presidente do Parlamento Regional de Tupã espera agora mobilizar os municípios da região para que unam forças a fim de viabilizar essas conquistas.

“A retirada da rodovia SP-294 do perímetro urbano de Pompéia e o prolongamento da rodovia Castelo Branco à Alta Paulista são obras gigantescas, mas de fundamental importância para o desenvolvimento da nossa região. Com o apoio da Uvesp e a mobilização e todos os municípios esperamos que o governo estadual se sensibilize e atenda nossas reivindicações, que são fundamentais para o início de um novo ciclo de desenvolvimento para nossa região”, finalizou Ribeirão.

Assessoria Parlamentar

Publicado por: Assessoria Parlamentar