SEST/SENAT recebe inscrições para curso gratuito de motofrete

Curso foi viabilizado pelo vereador Ribeirão; documentação pode ser entregue até as 14 horas do dia 18.

Publicado em: 13 de fevereiro de 2015

           Os motoboys e motofretistas que ainda não realizaram curso obrigatório para exercer atividade remunerada terão até a próxima quarta-feira, dia 18 de fevereiro, para se inscrever no Curso Especializado de Motofretistas, oferecido gratuitamente pelo SEST/SENAT de Marília.

A exemplo do curso para mototaxistas, realizado na semana passada, o curso de motofrete também foi viabilizado pelo vereador Antônio Alves de Sousa, “Ribeirão”. Preocupado com as dificuldades enfrentadas pelos profissionais, que pela legislação são obrigados a ter curso especializado para poder atuar no mercado de trabalho, “Ribeirão” entrou em contato com o SEST/SENAT de Marília, e com apoio da coordenadora de Desenvolvimento Profissional, Silvia Helena Dias de Oliveira, garantiu a abertura do novo curso para atender os interessados de Tupã.

Segundo o vereador, o curso beneficiará tanto os profissionais quanto as empresas que trabalham com motocarga ou motofrete, que terão a oportunidade de se qualificar, obedecendo à legislação vigente.

“Ribeirão” destacou também que para participar tanto do curso de motofretista o interessado deve ser maior de 21 anos; ser habilitado no Estado de São Paulo por pelo menos dois anos na categoria A; não poderá estar com a CNH vencida, sendo que os 30 dias permitidos para a renovação da CNH não cabe neste caso.

O interessado também não poderá ter a observação “Vedada Atividade Remunerada” na CNH e não poderá estar cumprindo pena de suspensão de dirigir, cassação de CNH nem estar impedido judicialmente.

Para efetuar a matrícula os interessados deverão ainda apresentar 1 foto 2x2 recente e colorida; cópia da CNH ampliada em 30% em folha A4; prontuário da habilitação para fins direito no original (que pode ser obtida na CIRETRAN onde estiver registrada a CNH).

Também é necessário apresentar comprovante de endereço com CEP e a original da Certidão Negativa de Distribuição Criminal no original (que pode ser retirada no Fórum da cidade onde estiver registrada a CNH), sendo que caso haja algum processo na certidão negativa de distribuição criminal será necessário solicitar a Certidão de Objeto e Fé.

“Ribeirão” enfatizou ainda que os interessados devem agilizar a documentação já que prazo para matrículas termina na próxima quarta-feira

No caso do curso de motofretista, as inscrições podem ser realizadas até o dia 18 de fevereiro. As aulas serão ministradas nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, das 8 às 18 horas, com intervalo de 20 minutos de manhã e tarde e uma hora de almoço.

A exemplo do trabalho realizado com os mototaxistas, Ribeirão também providenciará o encaminhamento dos documentos e o registro das matrículas no SEST/SENAT. Ele destacou que os interessados deverão entregar a documentação até as 14 horas do próximo dia 18 em seu gabinete, localizado no prédio da TV Câmara, na Praça da Bandeira 70, ao lado do edifício Jair Rotoli Resina.

 “Na realidade os interessados teriam que ir pessoalmente ao SEST/SENAT de Marília para realizar a matrícula, mas pedimos autorização à equipe responsável para que pudéssemos receber a documentação e efetuar a matrícula em Marília. Por isso pedimos a todos os interessados que providenciem os documentos necessários e nos entregue essa documentação até as 14 horas da próxima quarta-feira, dia 18, para que possamos providenciar a matrícula. É importante lembrar que as matrículas só serão efetivadas mediante apresentação de toda documentação exigida pelo Detran”, disse Ribeirão.

Ainda segundo o vereador, o curso, que será ministrado em parceria com o Detran-SP, terá carga horária de 30 horas/aula e serão ministrados gratuitamente pelo SEST/SENAT, na unidade de Marília, com frequência obrigatória de 100%.

Durante o curso os alunos aprenderão sobre “Ética e Cidadania na Atividade Profissional”, com carga horária de 3 horas; “Noções Básicas de Legislação” (7 horas); “Gestão do Risco sobre Duas Rodas” (7 horas); “Segurança e Saúde” (3 horas); “Transporte de Cargas” (5 horas) e “Prática Veicular Individual para o Transporte de Carga” (5 horas).

“Ribeirão” finalizou orientando a todos que ainda não realizaram o curso para que aproveitem a oportunidade oferecida pelo SEST/SENAT, já que a não realização do curso impede o exercício da atividade. “Estamos convidando os motofretistas e proprietários de empresas que utilizam profissionais de moto e ainda as pessoas que estão desempregadas e que podem atuar nesse ramo para que realizem o curso de motofretista, que é gratuitos e tem a chancela de qualidade do SEST/SENAT. Além de regularizar os profissionais frente às exigências da legislação esses cursos também podem representar uma oportunidade de trabalho e renda”, finalizou Ribeirão. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3404-2000 (ramal 232 da TV Câmara) ou 99719-8658.

 

Assessoria Parlamentar


Publicado por: Assessoria Parlamentar

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!