Campeão de rodeio Formiguinha é homenageado pela Câmara

Bastante emocionado, peão disse que ganhou muito mais do que perdeu, mas que aprendeu mais com as derrotas

Publicado em: 16 de dezembro de 2009

Através da iniciativa dos vereadores Ninha Fresneda (PSDB) e Luis Carlos Sanches (PTB), a Câmara Municipal entregou ao campeão de rodeio Rinaldo da Silva, conhecido por Formiguinha, a medalha Luiz de Souza Leão, honraria que leva o nome do fundador do município e concedido aos tupãenses que se destacam nacionalmente pelo seu trabalho. A

A solenidade, realizada na terça (15), reuniu familiares e amigos de Rinaldo, que hoje divide sua bem sucedida carreira de peão com a de empresário do ramo de rodeios. Natural do distrito de Varpa, Formiguinha ganhou destaque no rodeio de Barretos em 1996, quando venceu a montaria em touros, considerada uma das mais difíceis do mundo.

Em seu currículo de sucessos, ele reúne o tricampeonato da Confederação Brasileira de Rodeio, os rodeios de Americana, Jaguariúna e, recentemente, o de Fernandópolis, além de ser tricampeão do rodeio de Adamantina e sete vezes campeão do rodeio de Tupã.

Formiguinha foi quem dublou o peão de rodeios vivido pelo ator Murilo Benício na novela América, da TV Globo, nas cenas em cima do famoso touro Bandido. Recentemente sua família protagonizou o programa Troca de Famílias, da TV Record, onde sua esposa trocou de casa com uma mulher de São Paulo, ferrenha defensora dos direitos dos animais e contrária aos rodeios. O programa deve ser exibido em fevereiro.

A homenagem foi conduzida pelo presidente da Casa, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, com a presença dos vereadores Ninha Fresneda, Danilo Aguillar e Dra. Lucília Donadelli e do secretário de Governo Adriano Rigoldi, que representou o prefeito Waldemir.

Autor da homenagem, Ninha Fresneda disse que “era com grande prazer que a Câmara entregava a medalha Luiz de Souza Leão ao ilustre tupãense” e em nome dos dez vereadores desejou votos de sucesso ao peão. “Que Deus continue te dando saúde, força e sucesso para continuar galgando as escadas do sucesso”, disse.

Dra. Lucília completou afirmando que a homenagem era mais do que justa, pois Formiguinha é uma pessoa humilde que venceu na vida através do seu trabalho. Ela lembrou ainda que a sugestão de homenageá-lo partiu da ex-vereadora Cida Morcelli.

Representando o poder público municipal, o secretário Adriano Rigoldi elogiou a iniciativa da Câmara de homenagear os tupãenses que se destacam e afirmou que é importante reconhecer o trabalho das pessoas ainda em vida, como uma forma de eternizar o papel desses cidadãos na sociedade.

Sobre o homenageado, Rigoldi lembrou que Formiguinha veio de uma família humilde, buscou um sonho e conseguiu realizá-lo. “O importante é que ele não esqueceu de suas origens e saber da sua responsabilidade perante tudo aquilo que representa”, disse.

Em relação à polêmica sobre os maus tratos sofridos pelos animais no fundo dos bretes, o secretário de Governo disse acreditar que o rodeio é feito de forma segura tanto para o peão como para o animal. “Sua responsabilidade é grande diante dos jovens que seguem o seu exemplo de homem honesto, trabalhador e pai de família”, disse ao homenageado.

Em nome do legislativo tupãense, Ribeirão falou da importância da homenagem e das honrarias concedidas pela Câmara, as quais pouquíssimas pessoas têm o mérito de recebê-las, como Formiguinha, nome mundialmente conhecido no mundo dos rodeios.

O chefe do legislativo também ressaltou a credibilidade de Formiguinha, respeitado no mundo dos rodeios enquanto profissional de talento e como empresário de sucesso no meio.

“Seu nome é unanimidade aqui em nossa cidade. Graças à sua carreira brilhante, Formiguinha se tornou um herói tupãense que o nosso povo reconhece e cujo nome agora ficará registrado nessa Casa através desta homenagem”, afirmou.

Vitórias

Encerrando a solenidade, Formiguinha ocupou a tribuna da Câmara para agradecer a homenagem, a qual ele oferece à sua família e seus amigos, a Deus e as pessoas que nele confiaram. Bastante emocionado, ele lembrou da origem humilde e da luta para chegar ao sucesso. “Quem me conhece sabe o quanto lutei para chegar aqui”.

Sobre as críticas, o peão disse aprender com elas. “Criticar é fácil, mas vão ver o que eu já passei. Sou um homem de Deus, que sabe erguer a cabeça e agradecer a derrota, isso me tornou um exemplo para muitos peões do Brasil, mas se um homem não tiver Deus não tem como ter todas essas conquistas que eu tenho”, afirmou.

Formiguinha disse ainda que ganhou muito mais do que perdeu, mas que aprendeu muito mais com as derrotas do que com as vitórias. Sobre a família, afirmou que é sua base principal e que sua esposa é seu braço direito.

Por último, ele agradeceu a homenagem e disse que a medalha representa uma grande vitória. “Para mim não é uma simples medalha. Já perdi a conta de quantos títulos conquistei, mas o mais importante é ter o reconhecimento das pessoas, refletida nessa homenagem”, concluiu.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal