“Ninha” pede recursos para compra de aparelho de laparoscopia

O vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha”, solicitou ao deputado estadual Orlando Morando que interceda pela liberação de R$ 250 mil.

Publicado em: 20 de março de 2015

Com o objetivo de viabilizar a compra de um aparelho de laparoscopia com sistema de vídeo endoscopia para o Hospital São Francisco de Assis de Tupã, o vereador Augusto Fresneda Torres, “Ninha”, solicitou ao deputado estadual Orlando Morando que interceda pela liberação de R$ 250 mil. O parlamentar oficializou o pedido por meio da indicação nº 102/2015, aprovada durante a última sessão da Câmara Municipal.

Segundo o vereador “Ninha”, o aparelho serve para diagnosticar a dor pélvica e para diagnosticar ou tratar doenças como endometriose, retirada de lesões ovarianas, tratamento de hidrossalpinge, retirada de aderências, tratamento da gestação ectópica, realizar laqueadura das trompas, histerectomia total, retirada de mioma e tratamento de distopias genitais.

O procedimento é realizado basicamente por meio da captação das imagens dos órgãos intra-abdominais por um sistema óptico que é conectado a uma fonte de luz e a uma micro câmera que reproduz as imagens com fidelidade em um monitor de vídeo pelo qual o cirurgião e a equipe se guiam para a realização do ato cirúrgico.

O vereador “Ninha” destacou que o Hospital São Francisco de Assis é referência para Tupã e região. Além de encaminhar o pedido ao deputado estadual Orlando Morando, o parlamentar também encaminhou ofícios ao prefeito Manoel Gaspar. “Esse é um investimento que trará benefícios diretos as pessoas que necessitam de cirurgia”, comentou.

Publicado por: Assessoria de Comunicação