Luis Carlos propõe criação do Plano de Mobilidade Urbana

A Câmara Municipal aprovou a indicação de autoria do vereador Luis Carlos Sanches, que propõe a adequação de Tupã a lei federal nº 12.587/12, que instituiu as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Publicado em: 27 de março de 2015

A Câmara Municipal aprovou a indicação nº 100/2015, de autoria do vereador Luis Carlos Sanches, que propõe a adequação de Tupã a lei federal nº 12.587/12, que instituiu as diretrizes para a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) e orienta os municípios a elaborar os seus próprios planos.

A lei estabelece princípios, diretrizes e instrumentos para orientar os municípios a planejar o sistema de transporte e de infraestrutura viária para circulação de pessoas e cargas, capaz de atender à população e contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável.

O vereador Luis Carlos Sanches propôs ao Poder Executivo que faça a adequação do município a lei federal 12.587 e artigos 21, 182 e 183 da Constituição Federal de acordo com as novas Diretrizes do Ministério das Cidades. “O objetivo da indicação é promover a acessibilidade universal no passeio público, qualificar o sistema de transporte coletivo, racionalizar o uso do sistema viário, implementar ambiente adequado ao deslocamento dos modos não motorizados e aprimorar a logística do transporte de cargas”, explicou.

De acordo com o vereador Luis Carlos, Tupã precisa elaborar o Plano de Mobilidade Urbana. “O plano é um instrumento para reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, ampliar o uso do coletivo na matriz de transporte da cidade, incentivar a utilização de modos não motorizados, reduzir emissões de poluentes e promover o desenvolvimento sustentável”, observou.

Além de encaminhar ofícios ao prefeito Manoel Gaspar, o vereador Luis Carlos também solicitou apoio político ao deputado federal Nelson Marquezelli e ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, para implantar o Plano de Mobilidade Urbana em Tupã.

Publicado por: Assessor de Comunicação