Nova unidade de Saúde “Josephina Mortágua Pontelli” é inaugurada

Por indicação do vereador Pastor Rudynei Monteiro, a Prefeitura de Tupã homenageou a saudosa Josephina Mortágua Pontelli dando seu nome a Unidade de Saúde da Família da Vila Santa Rita de Cássia.

Publicado em: 29 de abril de 2015

Vereador Pastor Rudynei solicitou a reforma e propôs a homenagem

Por indicação do vereador Pastor Rudynei Monteiro, a Prefeitura de Tupã homenageou a saudosa Josephina Mortágua Pontelli dando seu nome a Unidade de Saúde da Família da Vila Santa Rita de Cássia, que fica na rua Lázaro Mosquini. O prédio da unidade foi ampliado e a inauguração da obra ocorreu no sábado, dia 25.

Além de sugerir o nome da unidade, o vereador Pastor Rudynei Monteiro também solicitou ao Poder Executivo que realizasse a reforma e a ampliação do prédio. “Vendo a procura dos moradores da zona Sul da cidade, fizemos uma indicação ao prefeito Manoel Gaspar. Após nosso pedido, a secretária municipal de Saúde, Rosângela Urel, cadastrou Tupã no programa da UBS do governo estadual, o que possibilitou a realização deste investimento”, informou.

Segundo o vereador Pastor Rudynei, a nova unidade trará mais qualidade no atendimento oferecido aos moradores da zona Sul da cidade. “Estima-se que cerca de 4.500 famílias são atendidas. Hoje temos o privilégio de entregar a ampliação e reforma da Unidade de Saúde da Família Josephina Mortágua Pontelli”, destacou.

A inauguração contou com a presença do vereador Pastor Rudynei, prefeito Manoel Gaspar, vice-prefeito Thiago Santos, secretário municipal de Obras, Danilo Aguillar, secretária municipal de Saúde, Rosângela Urel, secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Renan Pontelli, entre outras autoridades. A família da homenageada também participou do evento.

Homenageada

Filha do Ferroviário João Simões Mortágua e Crescência Carrier Mortágua, Josephina Mortágua Pontelli nasceu em Campo Alegre (SP), em 20 de julho de 1930. Teve cinco irmãos: Arlindo, Antonio, Nelson, Otávio e Valdemar. Em 1952, na cidade de Vera Cruz Paulista, casou-se com o comerciante Orlando Pontelli de tradicional família tupãense.

Já em 1957, o casal resolveu se mudar para Tupã que se destacava como o grande “eldorado” dessa parte do Estado.  Aqui chegando, o casal adquiriu um fundo de comércio na Rua Mandaguaris. Assim surgiu o Empório Pontelli que ajudou a povoar a região Sul da cidade, que tinha carência de muita coisa, principalmente de um estabelecimento comercial no ramo de secos e molhados.

O casal teve três filhos: João Alfredo Pontelli, Mauro Pontelli e José Marcos Pontelli. A família se destaca ainda pelos netos Endrigo, Marcel, Renan, Natália e Stéfano, todos atuantes e prestativos na comunidade.

Em 28 de maio de 2013, aos 82 anos, Josephina Mortágua Pontelli faleceu, causando profunda consternação na cidade onde era muito querida e estimada, principalmente junto às classes menos favorecidas.

Publicado por: Assessoria de Comunicação