Valter Moreno leva reivindicações dos moradores de Universo ao DER

O presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno, foi até a Regional do DER em Assis, onde discutiu a falta de segurança no trevo que foi construído na Rodovia SP-294.

Publicado em: 07 de maio de 2015

Travessia de pedestres e ponto de ônibus são motivos de preocupação da comunidade

Após ouvir a reclamação dos moradores do distrito de Universo, o presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno Panhossi, foi até a 7ª Divisão Regional do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) em Assis, onde se reuniu com o diretor regional Jorge Masataka Mori, para discutir a falta de segurança no trevo que foi construído na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294). O novo dispositivo melhorou para os motoristas que adentram ao distrito, no entanto, os pedestres que dependem do transporte rodoviário relatam o alto risco de morte na travessia da pista. Apesar da sinalização, quase ninguém respeita o limite de velocidade.

Durante a reunião, o presidente Valter Moreno entregou ao diretor regional do DER a indicação nº 673/2014, na qual o parlamentar defende a realização de estudos para que sejam implantados redutores de velocidade nas proximidades da rotatória do distrito de Universo. “Hoje, os pedestres têm grande dificuldade de atravessar a pista. Por isso, agendamos essa audiência com o diretor regional. Na oportunidade, exibimos uma matéria produzida pela TV Câmara que mostra a dificuldade que os moradores do distrito enfrentam na travessia da rodovia”, disse.

Depois de tomar conhecimento do problema apresentado pelo vereador Valter Moreno, o diretor regional se comprometeu em enviar uma equipe técnica do DER para realizar estudos a fim de melhorar a segurança para os pedestres. “Nós temos o nosso engenheiro de segurança. Vamos analisar se seria o caso de reavivar a sinalização existente. Se isso não resolver, a etapa seguinte seria a implantação de lombadas para forçar o veículo a reduzir de fato a velocidade naquele local. Existe toda uma sinalização para isso, mas se o usuário não está respeitando a gente pode até entrar em contato com o policiamento rodoviário e pedir uma fiscalização mais presente”  comentou.

Perigo

O presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno Panhossi, foi até o distrito de Universo conversar com os moradores. Na oportunidade, o parlamentar ouviu relatos de quem enfrenta o perigo para embarcar ou desembarcar na rotatória. “São dois riscos: tanto para quem vai até Tupã ou quem vem de Iacri. Os motoristas não passam devagar, eles não obedecem ao sinal de Pare. É muito perigoso”, relatou a moradora Analéia Vieira Costa.

Segundo a moradora Isabel Barroso, os motoristas não respeitam a sinalização naquele trecho da Rodovia SP-294. “Ninguém respeita nada. Fica difícil atravessar a rodovia, especialmente para mulheres e crianças. Não é toda hora que o ônibus entra no distrito. Por isso, a gente precisa atravessar a rodovia”, comentou.

Abrigo

Os moradores também reclamam da falta de um abrigo. “Não tem o abrigo do ônibus. A gente enfrenta chuva e sol”, disse Maria de Jesus Reis Silva.

Durante a reunião no DER, o presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno, falou sobre a necessidade de se construir um abrigo para que os passageiros possam aguardar o ônibus. O parlamentar entende que seria seguro mudar o ponto de ônibus para o lado do distrito e evitar que as pessoas atravessem a rodovia para esperar a condução.

O diretor do DER informou que a construção do abrigo é de responsabilidade do município, no entanto, o departamento pode contribuir com a elaboração do projeto. O DER indica o local onde o abrigo pode ser construído, mas a construção deve ser realizada pela Prefeitura.

Valter Moreno ressaltou que a transferência da parada de ônibus para o lado oposto, afasta o perigo da travessia da rodovia, uma vez que o ponto ficará do mesmo lado da rodovia em que se encontra o distrito. Ofícios foram encaminhados ao Poder Executivo, ao deputado estadual Orlando Morando e ao DER.

Publicado por: Assessoria de Comunicação