Mães doadoras de leite materno são homenageadas pela Câmara Municipal

Durante sessão solene, a Câmara Municipal homenageou as mães doadoras de leite materno em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Publicado em: 21 de maio de 2015

Presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno, foi o autor da moção de congratulações

Durante sessão solene realizada na noite desta terça-feira, a Câmara Municipal homenageou as mães doadoras de leite materno em comemoração ao Dia Mundial de Doação de Leite Humano. A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno Panhossi, autor da moção de congratulações nº 82/2015, aprovada por unanimidade pelos vereadores durante a sessão do dia 11 deste mês.

Valter Moreno presidiu a sessão solene que contou com a presença dos familiares das homenageadas. A mesa de honra foi composta pelo vereador Luis Alves de Souza, pelo presidente do Hospital São Francisco de Assis, Dr. Dalton Chiaradia, pela coordenadora do Banco de Leite Humano, Dra. Rose Chiaradia, e pela secretária municipal de Saúde, Rosângela Urel.

Foram homenageadas as seguintes mães doadoras de leite materno: Andrieli Aparecida Gonçalves da Silva Rodrigues, Cintia da Silva Santos, Deise Vicente Dos Reis, Isabel Cristina dos Santos, Jéssica Teixeira Barbosa, Jhenifer Tais de Oliveira Aono, Karina de Sá, Larissa Rodrigues, Maria Gabriela Clemente, Mariana Dias da Silva, Marlene Silva de Paula Casares Cardoso, Regina Silva de Jesus, Sandra Barros, Shimene Guilles Campos Polizuk, Silvana Calazans de Oliveira, Silvia Regina Da Silva, Tatiane Nascimento Peres Zagato, Vitória Gabriela da Silva Monteiro Silva e Vivian Emanuella Romualdo.

Segundo o presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno, as mães doadoras de leite desenvolvem importante e digno trabalho social por meio do banco de leite humano. “Num gesto de amor, elas alimentam crianças que as mães não podem, por algum motivo, amamentá-las. É um ato que ajuda a salvar vidas e a restaurar a alegria em diversos lares. Por isso, nós propomos essa homenagem para reconhecer a atitude digna de cada mãe doadora”, destacou.

Representando o Poder Legislativo, o vereador Luis Alves de Souza (2º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal) utilizou a tribuna para parabenizar as mães doadoras de leite materno. “O leite materno é o alimento mais completo para os bebês porque traz uma série de benefícios para a saúde e o desenvolvimento das crianças. Vocês estão salvando vidas. Parabéns por essa atitude tão nobre”, disse.

O presidente do Hospital São Francisco de Assis, Dr. Dalton Chiaradia, relatou histórias em que a doação do leite materno ajudou a salvar vidas. “Por causa das mães doadoras, o banco de leite humano atende toda a região, principalmente Marília onde há três unidades de terapia intensiva neonatal”, observou.

A secretária municipal de Saúde, Rosângela Urel, também enalteceu o gesto de amor das mães doadoras e parabenizou os profissionais do Hospital São Francisco de Assis pelo trabalho desenvolvido pelo banco de leite humano. Comovida com a homenagem, ela parabenizou a iniciativa do presidente Valter Moreno e relatou que precisou se socorrer do banco de leite há 20 anos quando seu filho nasceu.

Na sessão solene, foi exibido um vídeo produzido pela TV Câmara que demonstrou a importância da doação do leite materno. A reportagem contou com depoimentos de mães que doam e mães que são beneficiadas com esse gesto de amor.

Banco de Leite

Em funcionamento desde 1992, o Banco de Leite Humano “Maria Garcez de Queiróz” é o único da região, responsável pela coleta, armazenamento, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano utilizado por hospitais de 11 cidades da região. Toda a coordenação técnica é feita por profissionais voluntários. O Banco recebeu a classificação de excelente pelo Programa Nacional de Qualidade em Bancos de Leite Humano.

Publicado por: Assessoria de Comunicação