Telma Tulim apoia reaproveitamento de água da chuva nos conjuntos habitacionais

Em resposta a moção de apoio nº 16/2015, de autoria da vereadora Telma Tulim, ao Projeto de Lei nº 1.329/2014, a CDHU encaminhou um ofício à Câmara Municipal para explicar o reuso de águas nos conjuntos habitacionais.

Publicado em: 26 de maio de 2015

Em resposta a moção de apoio nº 16/2015, de autoria da vereadora Telma Tulim, ao Projeto de Lei nº 1.329/2014, de autoria da deputada estadual Beth Sahão, a diretoria técnica da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) encaminhou um ofício à Câmara Municipal para explicar o reuso de águas nos conjuntos habitacionais.

O Projeto de Lei nº 1.329/2014, de autoria da Deputada Estadual Beth Sahão (PT), propõe a instalação de um sistema de reaproveitamento da água da chuva para utilização não potável nos prédios e moradias construídos pela CDHU. Por entender a importância da proposta, a vereadora Dra. Telma apresentou moção de apoio que foi aprovada pela Câmara Municipal. “A iniciativa tem o objetivo evitar o uso desnecessário da água potável por parte dos moradores dos conjuntos habitacionais da CDHU. Isso ajuda a preservar esse bem precioso e fundamental para a vida humana”, comentou.

Com relação ao reuso de água nos conjuntos habitacionais, o engenheiro Fernando Llata, que faz parte da Superintendência de Projetos da CDHU, informou que a companhia está avançando no estudo de técnicas que permitam a reutilização das águas das chuvas. “A implementação plena das soluções de reuso da água que se encontra em estudos, demanda análises de custo e benefício e de condições de funcionamento e manutenção das soluções, considerando as exigências inerentes à habitação de interesse social”, explicou.

Segundo a vereadora Dra. Telma, a CDHU informou outras ações que envolvem os recursos hídricos e a sustentabilidade nos conjuntos habitacionais. Todas as unidades habitacionais da CDHU já são contempladas com sistema de medição individualizada de água, instalação de bacias sanitárias tipo VDR (volume de descarga reduzido) e arejadores em todas as torneiras. Isso reduz o consumo e evita o desperdício.

A CDHU está desenvolvendo estudos para elaboração de uma solução técnica de reuso de água das chuvas, utilizando os reservatórios de retenção de água já previstos nos conjuntos, para lavagem de calçadas, pátios, pisos e irrigação de jardins.

A vereadora Dra. Telma espera que o reuso da água seja implantado pela CDHU. “Isso irá gerar economia aos mutuários, mediante a redução do consumo de água potável. Também vai colaborar para que uma parcela significativa da população tenha autossuficiência hídrica”, destacou.

Publicado por: Assessoria de Comunicação