Câmara Municipal inicia a divulgação do Parlamento Jovem 2015

Publicado em: 02 de junho de 2015

Estudantes do ensino médio têm até o dia 18 deste mês para entregar projetos

A Câmara Municipal de Tupã iniciou a divulgação do Parlamento Jovem 2015. Estudantes do ensino médio, das escolas públicas e particulares, têm até o dia 18 deste mês para elaborar e entregar os projetos de lei em suas escolas. O programa é uma oportunidade única para os jovens que desejam conhecer o Poder Legislativo e contribuir para o desenvolvimento de Tupã.

A Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2015, formada pelos vereadores Caio Aoqui (presidente), Luis Carlos Sanches (vice-presidente) e Valter Moreno Panhossi (membro), está divulgando o programa nas escolas com classes do ensino médio. Esses mesmos parlamentares escolherão os 15 melhores projetos e os autores dessas propostas ser tornarão vereadores mirins com mandato de um ano.

Para elaborar o projeto de lei, o estudante deve escolher um partido temático (Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Cultura, Educação, Habitação, Natureza, Emprego, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública). Ao definir o partido, o aluno também estará escolhendo o tema com o qual trabalhará em sua redação. A proposta deve ser de possível realização.

A Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2015 divulgará o resultado dos 15 melhores projetos de lei até o dia 22 de junho. Já a solenidade de diplomação e posse dos vereadores mirins acontecerá no dia 25, a partir das 20 horas, na Câmara Municipal.

No dia 26, os 15 parlamentares mirins darão início aos trabalhos Legislativos para eleição e posse da Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2015. Os jovens vereadores votarão seus projetos, visitarão o gabinete do prefeito e participarão de uma palestra sobre “Democracia e Cidadania”.

Autor do projeto de resolução que instituiu o Parlamento Jovem em Tupã, o presidente da Câmara Municipal, Valter Moreno Panhossi, destacou que o programa é uma forma dos jovens se envolverem com a política. “É uma oportunidade para o jovem conhecer o trabalho dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário. O participante também pode apresentar proposta que ajudarão nossa cidade”, disse.

Segundo o vereador Caio Aoqui, que foi o primeiro vereador mirim que se elegeu pelo voto popular, os 15 autores dos melhores projetos terão seus mandatos mantidos durante um ano até a formação de um novo Parlamento Jovem. “Neste período, cada vereador mirim poderá realizar o seus trabalhos na Câmara Municipal, organizando sessões e reuniões com o objetivo de apresentar, discutir e votar novos projetos elaborados por eles. É fundamental a presença da juventude nas decisões políticas da nossa estância turística”, disse.

O vereador Luis Carlos Sanches destacou que o Parlamento Jovem é uma oportunidade de não apenas conhecer o funcionamento do Legislativo, mas também desenvolver o espírito de liderança. “É uma experiência única para o jovem que deseja conhecer a função parlamentar”, comentou.

Publicado por: Assessoria de Comunicação