Câmara aprova repasse de recursos para Museu do Tropeiro

Dinheiro viabilizado pelo vereador Valdir de Oliveira junto ao deputado federal Jilmar Tatto será liberado em duas etapas

Publicado em: 08 de dezembro de 2009

A Câmara aprovou na penúltima sessão ordinária do ano Projeto de Lei 61/09, que autoriza o Poder Executivo a celebrar convênio com o Ministério do Turismo para liberação de R$ 444.500,00 para construção do Museu do Tropeiro, nos barracões da Fepasa.

Vereador Valdir de Oliveira (PDT), que intermediou os recursos junto ao governo Lula através do deputado federal Jilmar Tatto, explica que o dinheiro será liberado em duas etapas, totalizando R$ 800 mil.

“Graças ao apoio político dos deputados Jilmar Tatto e Antônio Biffi, que é tupãense, nossa cidade finalmente terá um Museu do Tropeiro, que além de resgatar a história do tropeirismo através do acervo da Comitiva Tropeira, vai revitalizar um espaço hoje desocupado de Tupã, os barracões da antiga Fepasa”, diz o vereador.

Em julho último, Valdir de Oliveira viajou até Brasília junto com o presidente da Comitiva Tropeira de Tupã, Luiz Gonzaga Tovo, para apresentar o projeto do museu e buscar o apoio dos dois deputados petistas, que foi fundamental para liberação dos recursos que possibilitarão a construção da obra ainda no primeiro semestre de 2010.

“Ao construir um Museu do Tropeiro e abrigar o vasto acervo da comitiva, o município estará oferecendo à população um centro de documentação e pesquisa e ao mesmo tempo a oportunidade de conhecer a história e a identidade cultural de personagens que acompanhados de seus cavalos contribuíram para expansão do interior do Brasil”, reforça vereador Valdir.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal