Câmara Municipal promove ações de conscientização durante o Novembro Azul

Publicado em: 19 de novembro de 2015

Por iniciativa do presidente Valter Moreno Panhossi, a Câmara Municipal está participando da campanha Novembro Azul. O objetivo é ampliar a divulgação da prevenção ao câncer de próstata que atinge grande parte da população masculina.

Para tratar o tema, o presidente Valter Moreno, juntamente com a secretária municipal de Saúde, Rosângela Urel, e com o médico urologista Valdeir Ribeiro dos Reis, participaram do programa Ponto de Vista, exibido pela TV Câmara, para falar sobre a prevenção ao câncer de próstata. O programa foi pode ser assistido durante a programação da emissora legislativa e também pelo site tvcamara.camaratupa.sp.gov.br.

Segundo Valter Moreno, quase 50% dos brasileiros nunca foi ao urologista e, em 2014, a projeção foi de que 12 mil morreram da doença em função da descoberta em estágio avançado. “O público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no mês de novembro, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros”, informou.

Por meio de indicação, o vereador Valter Moreno também sugeriu ao Poder Executivo que realize ações de conscientização quanto à prevenção ao câncer de próstata. “A campanha permanece ativa durante o ano todo e, em novembro de 2012, foram pioneiros ao lançar no Brasil o Novembro Azul, que se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde”, informou.

O câncer de próstata é o resultado de uma multiplicação desordenada das células da próstata. Quando há presença de câncer, a glândula endurece. Na fase inicial, o câncer de próstata não tem sintomas. Em 95% dos casos, eles aparecem em estágio avançado. Portanto, exames preventivos frequentes são fundamentais para que a doença não seja descoberta em estado avançado.

O objetivo da campanha Novembro Azul é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

Publicado por: Assessoria de Comunicação