Câmara empossa vereadores mirins do VII Parlamento Jovem

Estudantes terão mandato de um ano

Publicado em: 04 de dezembro de 2009

Câmara empossa vereadores mirins do VII Parlamento Jovem
4/12/2009 - 17:10:20

Estudantes terão mandato de um ano

Os vereadores mirins eleitos pela sétima edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal foram empossados na última quinta (3), durante sessão solene que reuniu pais, professores e diretores das escolas. Os estudantes terão mandato de um ano.

Além dos vereadores integrantes da Comissão Executiva do VII Parlamento Jovem, formada por Luis Carlos Sanches (PTB), Lucas Machado (PSDB) e Ninha Fresneda (PSDB), também prestigiaram o evento os ex-vereadores mirins Thales Aporta Catellli e Ariane Abreu Tsutsumi, a deputada estadual do Parlamento Paulista, Sabrina Regazzo, o vice-prefeito Dr. César Donadelli e a representante da Diretoria Regional de Ensino, Denilse Amábile Pinato.

Conduzida pelo 1º secretário da Mesa Diretora, vereador Lucas Machado, a solenidade foi aberta pelo aluno Thales Catelli, que representou os dez vereadores mirins da sexta edição do Parlamento Jovem. Ele agradeceu a Câmara pela “oportunidade dada aos estudantes de exercer a cidadania e vivenciar todas as formas de democracia deste legislativo”.

“Na verdade, foi uma experiência única e muito oportuna, pois nos foi concedido a chance de saber como funciona, na prática, um Poder Legislativo. Hoje sabemos como são lidos, discutidos, votados, aprovados ou reprovados os projetos de lei”, disse.

O jovem também relatou a viagem cultural que a turma fez a São Paulo para acompanhar a posse do Parlamento Paulista e disse que aquela foi uma experiência única e inesquecível. Aos novos vereadores, ele desejou sucesso. “Espero que os novos vereadores mirins empossados hoje aprendam as lições que aqui aprendi e que guardarei pra sempre em minha mente”.

Em seguida, o presidente da Comissão do Parlamento Jovem, Luis Carlos Sanches, saudou os novos vereadores mirins e parabenizou os que estão deixando o cargo. Ele também agradeceu as escolas por incentivar os alunos a participarem deste projeto mantido há sete anos pela Câmara de Tupã e disse que, muito mais do que apenas aprender como se faz política, o Parlamento Jovem permite criar um vínculo entre a Câmara e os estudantes.

O vereador observou que os projetos apresentados pelos estudantes estão antenados com as questões atuais e que eles poderão ser aproveitados pelos vereadores da Casa.

Ninha Fresneda ocupou a tribuna para explicar o funcionamento do Parlamento Jovem, que neste ano passa a ser dirigido apenas aos alunos do ensino médio. O vereador falou sobre os 12 partidos temáticos do parlamento mirim e lembrou que o projeto da Câmara foi baseado no Parlamento Paulista da Assembleia Legislativa. 

A posse

Foram empossados os vereadores mirins Ana Carolina Pontalti, aluna do Seletivo; Carlos Eduardo Braga Rossi, aluno do 2º ano do ensino médio da escola Joaquim Abarca; Débora Cristina Rodrigues, da 2ª série do Centro Paula Souza; Leonardo José da Silva, do 3º ano da escola Irene Resina; Letícia Maria Duarte Meira, do 1º colegial da escola Índia Vanuíre; Lucas Costa Yoshinaga da Silva, do 3º ano do colégio Objetivo; Rafael Correia da Silva, também aluno do Objetivo; Priscila Rodrigues de Paula Santos, do colégio Adventista; Rafaela Gandolfi Gilbert, do 1º ano do ensino médio da escola Luiz de Souza Leão, e Roberson Sales Alves, aluno do 1º ano da escola Lélio Toledo Piza.

Em nome da nova turma, a estudante Letícia Maria Duarte Meira agradeceu a “honra de poder, através da escolha dos nossos projetos, fazer parte desta Casa de Leis, exercendo a função de vereadores mirins”. “Esperamos que neste novo ano que começa possamos aprender e desenvolver novos trabalhos que poderão contribuir com o futuro do nosso município”, disse.

Representando os professores, Vitor Gislon, da escola estadual Índia Vanuíre, falou do trabalho com os alunos para o desenvolvimento dos projetos e parabenizou a iniciativa da Câmara. O professor também observou que a cada edição do Parlamento Jovem os estudantes estão mais preparados e desejou que no futuro os vereadores mirins possam ocupar as cadeiras do Parlamento Municipal.

Denilse Pinato, da Diretoria de Ensino, também elogiou os vereadores por incentivar a participação da juventude na política e disse que os jovens são a esperança de uma sociedade mais justa. “Queremos uma cidade melhor, um estado melhor e um país melhor”, desejou.

Em nome dos dez vereadores da Câmara Municipal, Lucas Machado também saudou os novos vereadores mirins e disse que eles representam os jovens nesta Casa de Leis. Eleito com apenas 22 anos, o vereador é o integrante mais jovem do Parlamento Municipal e disse que a juventude tem por virtude a vontade de transformar as coisas das quais não acreditamos. “Fico feliz por ver a juventude com vontade de fazer política”, observou.

Encerrando a solenidade, o vice-prefeito Dr. César Donadelli parabenizou os ex e os atuais vereadores mirins e saudou pais e professores presentes no evento. Citando os últimos escândalos em Brasília, ele falou que os jovens podem pensar que a política é isto. “Não é, podem ter certeza disso”, afirmou.

“Em todas as áreas existem os bons e maus profissionais, assim como na política, mas graças a Deus que os maus estão sendo mostrados. Não devemos desistir porque existem os maus políticos. Os bons não podem silenciar-se, têm que mostrar a sua voz, pois quando eles deixam de ocupar espaço, os maus ocupam”, aconselhou.

Pensando desta maneira, o vice-prefeito acredita que a jovem democracia brasileira tem muito para crescer. Falando sobre a importância da ética na política, Dr. César disse que os alunos estão iniciando um aprendizado muito importante e que a ética se resume a fazer tudo certo quando ninguém está olhando. “Vivemos hoje uma crise ética na política, mas vocês vão ver que a política não é isso que pintam por aí. A política é uma missão, podemos ter certeza disso e vocês vão constatar ao longo desse ano de mandato”, afirmou.

Veja mais fotos na galeria de fotos.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal


Publicado por: Andréia Simões

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!