Estudantes do ensino fundamental iniciam as atividades do Parlamento Jovem 2016

Durante sessão solene, o programa Parlamento Jovem empossou 15 estudantes do sexto ao nono ensino fundamental como vereadores mirins.

Publicado em: 27 de junho de 2016

Durante sessão solene realizada no dia 15 deste mês, o programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Câmara Municipal de Tupã, empossou 15 estudantes do sexto ao nono ensino fundamental como vereadores mirins. O projeto tem por objetivo possibilitar aos alunos da rede pública e privada a vivência no Poder Legislativo por meio da participação da jornada parlamentar.

A sessão solene, dirigida pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Moreno, contou com a participação de familiares, professores, diretores e jovens que já participaram de edições anteriores do Parlamento Jovem. Já a mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades: vereador Caio Aoqui, que é presidente da Comissão Executiva do Programa; vereador Luis Carlos Sanches; vereador Ricardo Raymundo; secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Rodrigues, que representou o prefeito; e o professor Celso Gusmão do Nascimento Junior, que representou a Diretoria de Ensino.

O principal objetivo do Parlamento Jovem é oferecer aos estudantes noções de cidadania e democracia. Para tanto, eles irão exercitar, por um dia, as funções e os trabalhos do Poder Legislativo. Nesta terça-feira, logo pela manhã, os 15 vereadores mirins conhecerão toda a estrutura da Câmara Municipal e como funciona uma sessão camarária. Em seguida, o grupo se reunirá para eleger a mesa diretora do Parlamento Jovem 2016 e discutir e votar os seus projetos de lei. Também visitarão o gabinete do prefeito e participarão de uma palestra sobre o tema “Democracia e Cidadania”, proferida pelo Dr. Édi Carlos Reinas Moreno, secretário Jurídico da Câmara Municipal.

Para participar do Parlamento Jovem, os estudantes apresentaram um projeto de lei nas seguintes áreas: Agricultura, Direitos Humanos, Esportes, Cultura, Educação, Habitação, Natureza, Emprego, Juventude, Defesa do Consumidor, Saúde e Segurança Pública. A comissão executiva, que tem como presidente o vereador Caio Aoqui e membros os vereadores Valter Moreno e Luis Carlos Sanches, selecionou os 15 melhores projetos apresentados por alunos do sexto ao nono ensino.

Foram empossados como vereadores mirins, os seguintes alunos: Ana Flávia Moreno Gonzales, (E.E. Joaquim Abarca), 6º ano, partido da Saúde; Felipe Braga Baldin (Colégio Alta Paulista), 7º ano, partido da Saúde; Gabriela Votória Silveira Siqueira (Colégio Adventista), 7º ano, partido da Juventude; Geovana Pereira da Silva (E.E. Índia Vaunire), 8º ano, partido da Cultura; Geovane Krause (Escola João Brediks), partido da Cultura; João Luiz Cardim (Colégio Objetivo), 9º ano, partido da Educação; Leticia Freitas Garcia de Lima (Colégio Alta Paulista), 8º ano, partido da Natureza; Lucca Barufatti Velini Sanches (Colégio Alta Paulista), 9º ano, partido da Saúde; Luis Felipe Freitas Garcia de Lima (E.E. Joaquim Abarca), 9º ano, partido dos Esportes; Maísa Pereira Ragovesi (E.E. Índia Vaunire), 9º ano, partido da Educação; Pedro Costa Junqueira Reis (Colégio Objetivo), 9º, partido da Natureza; Pedro Henrique de Oliveira Coelho (E.E. Índia Vaunire), 7º ano, partido da Cultura; Pedro Henryque Castro Tanaka Reinol (E.E. Índia Vaunire),  7º ano, partido da Educação; Rafaela Gaiotte Lourenço (E.E. Joaquim Abarca), 6º ano, partido da Saúde; e Vitor Damasceno Cintra Santana (E.E. Joaquim Abarca), 9º ano, partido da Natureza.

Publicado por: Assessoria de Comunicação