Posse dos novos vereadores mirins será nesta quinta

Sétima edição do Parlamento Jovem reunirá dez alunos do ensino médio, cujos projetos foram escolhidos pela comissão de vereadores formada por Lucas Machado, Ninha Fresneda e Luis Carlos Sanches

Publicado em: 02 de dezembro de 2009

A Câmara Municipal realiza nesta quinta-feira (3), às 19h30, sessão solene de posse dos dez vereadores mirins eleitos pelo VII Parlamento Jovem. A partir deste ano o projeto criado pelo legislativo tupãense em 2001 para incentivar a participação dos jovens na política local passa a ser voltado apenas para alunos do ensino médio, das escolas públicas e particulares do município.

Pais, alunos, professores e comunidade estão convidados a prestigiar a posse dos novos vereadores mirins, cujo mandato é de um ano. A comissão executiva deste ano, formada pelos vereadores Luis Carlos Sanches, NInha Fresneda e Lucas Machado, definiram nesta terça os nomes dos dez estudantes que participarão desta edição, através da análise dos projetos apresentados.

Os dez projetos escolhidos divergem sobre temas distintos. Dois deles são do Partido da Educação, um dos Direitos Humanos, três da Prática Esportiva, um da Natureza, outro da Cultura, um da Saúde e outro da Geração de Empregos.  As matérias apresentadas, conforme observaram os vereadores da comissão, definem o universo de interesse dos jovens. O adolescente está preocupado, sobretudo, em preservar o meio ambiente, mas não esquece de voltar sua atenção para a saúde, a educação e o esporte, e, sobretudo, a realização profissional.

“O jovem quer saúde, lazer, estudo, mas quer acima de tudo uma colocação no mercado de trabalho”, define o vereador mais jovem da Câmara Municipal, Lucas Machado.

Serão empossados vereadores mirins nesta quinta os seguintes estudantes: Ana Carolina Pontalti, aluna do Seletivo; Carlos Eduardo Braga Rossi, aluno do 2º ano do ensino médio da escola Joaquim Abarca; Débora Cristina Rodrigues, da 2ª série do Centro Paula Souza; Leonardo José da Silva, do 3º ano da escola Irene Resina; Letícia Maria Duarte Meira, do 1º colegial da escola Índia Vanuíre; Lucas Costa Yoshinaga da Silva, do 3º ano do colégio Objetivo; Rafael Correia da Silva, também aluno do Objetivo; Priscila Rodrigues de Paula Santos, do colégio Adventista; Rafaela Gandolfi Gilbert, do 1º ano do ensino médio da escola Luiz de Souza Leão, e Roberson Sales Alves, aluno do 1º ano da escola Lélio Toledo Piza.

Os vereadores da Comissão Executiva convidam pais e professores a prestigiarem a sessão de posse dos novos vereadores mirins, que já na sexta-feira (4) terão o dia inteiro de atividades parlamentares na Câmara Municipal.

Entre os novos vereadores mirins, está a estudante Letícia Maria Duarte Meira, reeleita na edição 2009 do Parlamento Jovem e ex-deputada mirim pelo Parlamento Paulista em 2008.

Os projetos

A estudante Ana Carolina Pontalti apresentou seu projeto pelo Partido da Educação, que dispõe sobre a instituição do inglês comunitário de qualidade para todos. Pelo mesmo partido, Débora Cristina cria em seu projeto centros de informações acadêmicas.

Pelo Partido dos Direitos Humanos, Carlos Eduardo Braga apresentou projeto para construção das denominadas casas de alegria para a terceira idade. Já a vereadora reeleita Letícia Meira, do Partido da Natureza, propõe em seu projeto a implantação do programa lixo reciclável nas escolas públicas e privadas do município.

Representante do Partido da Cultura, Lucas Yoshinaga institui em seu projeto a realização de festivais de cultura e artes no município para transformar a estância turística de Tupã na capital nacional dos festivais.

Já o Partido da Saúde conta com o representante Rafael Correia, cuja proposta é a realização de mutirões da saúde nos hospitais e centros de saúde da rede básica. Priscila Rodrigues, do Partido da Geração de Empregos, quer a realização de feiras profissionais para auxiliar jovens estudantes a ingressarem no primeiro emprego.

Pelo Partido da Prática Esportiva, três estudantes apresentaram projeto: Rafael Gandolfi propõe a criação de centros de referência para treinamento esportivo. Seu colega Roberson Sales quer a criação de jogos pára-olímpicos municipais, enquanto Leonardo José da Silva sugere assinatura de convênio esportivo de caratê oficial olímpico no município.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal