Recursos do turismo já enviaram mais de R$ 5 milhões para Tupã

Graças à condição de estância turística, município conseguiu recursos para realização de obras importantes, como recapeamento asfáltico

Publicado em: 01 de dezembro de 2009

O título de estância turística obtido por Tupã em 2003 trouxe mais do que apenas incentivos ao turismo local. Nesses últimos seis anos, o município recebeu R$ 5.103.298,03 de recursos do DADE (Departamento de Apoio e Desenvolvimento das Estâncias), dinheiro que possibilitou a realização de importantes obras de infraestrutura.

Recapeamento e sinalização urbana, restauração da Praça da Bandeira e do Solar Luiz de Souza Leão, iluminação da vicinal Tupã – Parnaso, construção da Ponte da Alameda Guanabara e do Parque Linear e Parque do Atleta foram algumas das importantes realizações que só foram possíveis graças aos recursos do turismo.

Para este ano, o DADE já liberou R$ 1 milhão para construção do Teatro Municipal, obra que personificará o sonho antigo dos artistas e grupos teatrais da cidade. “A aprovação do projeto lei na Assembleia do Estado, que transformou Tupã em estância turística, nos deu condições de receber verba do Estado para desenvolver o turismo. Entretanto, esses recursos têm possibilitado a realização de inúmeras obras para o município, não apenas no setor turístico, mas, sobretudo, na infraestrutura”, comenta o presidente da Câmara, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão”, grande incentivador do turismo como ponte para o desenvolvimento local.

Graças ao seu trabalho político iniciado em meados de 2001 junto à Assembleia Legislativa e o governo estadual, Tupã obteve o título de estância turística. Partiu do vereador a ideia de desenvolver o turismo para alavancar o desenvolvimento econômico do município.

Criticado no início por acreditar no potencial turístico local, Ribeirão levou o projeto adiante, que culminou com a lei estadual aprovada em 2003, elevando Tupã à condição de Estância Turística. Com o título, o município passou a receber recursos anuais que ultrapassam R$ 1 milhão para investimentos no turismo local.

“Esse dinheiro é nosso por direito, adquirido quando a cidade foi transformada em estância”, diz Ribeirão, referindo-se aos recursos enviados anualmente através do Fundo Municipal das Estâncias Turísticas, criado em 1987 com objetivo de criar empregos e gerar renda às estâncias.

“Ainda bem que um dia a cidade brigou para ser estância turística, apesar de muitos tupãenses questionarem a finalidade deste título. Esse título é muito importante para Tupã, que passou a receber um dinheiro que nunca veio para a cidade antes e volto a dizer, graças a ele tem permitido à administração municipal realizar obras importantes para o município ao longo desses seis anos”, afirma o chefe do legislativo local.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal