Usina de triagem dos resíduos da construção civil

Prefeitura aguarda assinatura de termo para implantar usina; vereador Luis Carlos, que encaminhou indicação ao Executivo para viabilizar projeto ambiental, comemora habilitação do município para construir usina

Publicado em: 20 de novembro de 2009

Usina de triagem dos resíduos da construção civil
20/11/2009 - 10:19:09

A Prefeitura de Tupã está aguardando assinatura de termo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente para implantar no município usina de triagem de resíduos da construção civil. A informação foi passada pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Eliseu Borsari, atendendo solicitação do vereador Luis Carlos Sanches (PTB), que apresentou indicação ao prefeito sobre o assunto.

Segundo o secretário, o município espera assinar termo com o Estado para liberação do financiamento não-reembolsável de R$ 350 mil e ainda o licenciamento ambiental para instalação e operação da usina. Ainda de acordo com Borsari, o projeto apresentado pela Prefeitura para implantação da usina foi aprovado, o que habilitou o município a receber os recursos.

“Nosso município dá mais um passo para obter o selo verde, credenciamento às cidades que levam a sério a questão da preservação ambiental, e isso tudo graças ao trabalho da competente equipe de apoio ao prefeito Waldemir. Quem ganha isso é a nossa população e o meio ambiente”, observou Luis Carlos Sanches.

Além da questão ambiental, a reciclagem do material proveniente das obras recolhidas pelas empresas de caçambas e das próprias obras públicas municipais representa vantagem econômica, uma vez que a produção de agregados com base no entulho pode gerar uma economia de mais de 80% em relação aos preços dos agregados convencionais. A partir deste material é possível fabricar componentes com uma economia de 70% em relação a similares com matéria prima não reciclável.

Outro exemplo de benefícios da criação da usina será a geração de novos postos de trabalho e renda através do emprego de mão-de-obra na reciclagem dos produtos. Luis Carlos diz que os entulhos provenientes das construções de Tupã acarretam sérios desperdícios de materiais, custos de remoção e tratamento.

“Diversas ações do poder público e de entidades empresariais já buscam regulamentar e induzir o processamento do entulho e a reutilização destes materiais”, revela o vereador.

“O cuidado com o meio ambiente, unido à economia financeira que a reciclagem de entulhos da construção civil propiciará com a reutilização de materiais em outras obras, destacará ainda mais a nossa imagem como uma cidade que se preocupa com as questões ambientais”, conclui Luis Carlos.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal