Professores da Rede Municipal participam de capacitação com técnicos do Sesi

Para vereador Alexandre Scombatti, material adotado a partir deste ano vai elevar consideravelmente o nível da educação oferecida a 3 mil crianças em Tupã.

Publicado em: 15 de fevereiro de 2018

Nesta quarta-feira (31) uma equipe de técnicos do Sistema Sesi ministrou treinamento a cerca de 250 professores da Rede Municipal de Ensino. O objetivo da atividade foi preparar os profissionais tupãenses para extrair o máximo do conteúdo do material didático que será distribuído a todos os 3 mil alunos das unidades mantidas pela Prefeitura, desde a pré-escola até o 5º ano. A capacitação aconteceu na escola João Geraldo Iori e mobilizou também diretores, vice-diretores, coordenadores e equipe técnica da Secretaria de Educação.

“Graças principalmente ao empenho de nossos professores e sua dedicação às crianças, temos alto grau de aproveitamento na rede municipal. Com a adoção do método Sesi, os alunos passam a ter acesso a material de qualidade, equivalente aos encontrados nas melhores escolas particulares e isso é muito importante nesta fase inicial da vida escolar. Quando maior for o investimento na educação de nossas crianças, melhores serão as chances delas no futuro”, lembrou o vereador Alexandre Scombatti, que liderou o trabalho que culminou com a implantação do Sistema Sesi na Rede Municipal de Tupã.

“Foi uma longa caminhada e este projeto não teria se concretizado se não houvesse empenho por parte do prefeito Ricardo Raymundo e do secretário de Educação, Mauro Guerra. Eles compreenderam a importância deste investimento e trabalharam para viabilizar a ideia. Outros grandes parceiros neste processo foram o deputado estadual Ricardo Madalena o presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Motta, que tiveram atuação fundamental na negociação com o Sesi”, recordou Scombatti.

O secretário Mauro Guerra explicou que a adoção do método Sesi vai permitir uma uniformização do ensino na rede municipal. Ele lembrou ainda que o material utilizado até o ano passado não contemplava importantes áreas de conhecimento. “Nosso professores poderão contar com material de excelente qualidade, muito mais abrangente”, avaliou. “Antigamente, contávamos com um material que não atendia todas as nossas necessidades, uma vez que não havia conteúdo específico de geografia, artes, educação física e história, por exemplo. Com as novas apostilas, poderemos elevar consideravelmente o nível do ensino oferecido a nossas crianças”, acrescentou.

Alto padrão

O material elaborado pelo Sesi, que passa a ser distribuído gratuitamente a todos os alunos das escolas municipais de Tupã, é referência em qualidade de ensino. “Desde que assumimos uma cadeira na Câmara, buscamos parcerias que contribuíssem para tornar ainda mais eficiente a educação de nossas crianças. Depois de muita pesquisa, chegamos à conclusão que o método do Sesi era o ideal, pela qualidade do material e pelo acompanhamento que é dado aos professores e demais profissionais”, recordou Scombatti.

Segundo Sebastião Fernandes, supervisor técnico-educacional da entidade e responsável pelo treinamento ministrado aos professores tupãenses, o Método Sesi é constituído por uma série de soluções educacionais, que é disponibilizada, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nas redes municipais, por meio de transferência de tecnologias sociais.

“Ele reconhece e potencializa o ideal estabelecido na proposta pedagógica do Município e colabora com o parceiro no aperfeiçoamento da gestão educacional e da prática docente das unidades escolares de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, com ênfase nos princípios da autonomia e da gestão democrática”, esclareceu Fernandes.

“O que buscamos fazer não é simplesmente entregar livros nas mãos dos alunos. Oferecemos também todo o conhecimento acumulado pelo Sesi ao longo de anos e o compartilhamos com o município de maneira a produzir excelentes resultados”, destacou.

“O trabalho é totalmente focado no desenvolvimento dos estudantes e tem como proposta transformar o aluno, que deixa de ser apenas um espectador e se torna protagonista nas aulas. Com isso conseguimos colocar as crianças no papel de sujeito ativo do processo de aprendizagem”, detalhou a analista técnico-educacional do Sesi, Cláudia Helena Bracco Luccas.

Para o vereador Alexandre Scombatti, a parceria entre a Secretaria de Educação e o Sistema Sesi tem tudo para se transformar em um dos mais bem sucedidos capítulos da história tupãense. “É motivo para celebrar. Um município que oferece educação gratuita com este nível de qualidade a todos os seus estudantes, com certeza merece destaque”, concluiu.