Telma Tulim parabeniza frente parlamentar em defesa da vida

Encontro de Legisladores e Governantes pela Vida discutiu ações contra o aborto

Publicado em: 07 de maio de 2010

Encontro de Legisladores e Governantes pela Vida discutiu ações contra o aborto

A Câmara aprovou Moção de Congratulações de autoria da vereadora Telma Tulim (PSDB) parabenizando os membros da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto, do Congresso Nacional, pela realização do 3º Encontro de Legisladores e Governantes pela Vida, realizado no último dia 28 de abril.

Objetivo principal do encontro foi demarcar novas estratégias de ação para fortalecer as frentes parlamentares municipais e estaduais contra a legalização do aborto e também promover a conscientização dos prefeitos para que implementem políticas públicas de apoio à maternidade, desde a concepção.

“A Frente Parlamentar Contra o Aborto tem a “defesa da vida” como principal objetivo de sua existência e, dessa maneira, entende como absolutamente legítima a sua constituição como espaço político-institucional de debate e mobilização da sociedade, em relação aos temas que dizem respeito ao direito à vida, como direito humano fundamental, desde o momento da sua concepção até o momento de sua morte natural”, observa Telma Tulim.

A vereadora, que atua em defesa da mulher, lembra que é preciso criar mecanismos públicos de amparo às mulheres e seus futuros filhos, já que, segundo ela, estudos apontam que as mulheres abortam por pressão e por total abandono.

“Precisamos fazer eco a essa discussão levantada pela Frente Parlamentar e lutar pela implantação de políticas públicas voltadas para o amparo a esse grupo de mulheres, justamente para frear uma outra frente, voltada para a descriminalização do aborto. Esse é um assunto de grande relevância social e que precisa ser amplamente discutido”, ressalta.

Atualmente, 200 deputados integram a frente parlamentar, cujas ações estão presentes no Movimento Nacional em Defesa da Vida – Brasil Sem Aborto. Através do Comitê Paulista Brasil Sem Aborto, o movimento realizou em 24 de março de 2007 o Primeiro Ato Público Contra o Aborto na Praça da Sé, em São Paulo, além de Atos Públicos através do Comitê Cearense Brasil Sem Aborto e do Comitê Baiano Brasil Sem Aborto, respectivamente em Fortaleza e Salvador.

Esses eventos, observa Telma Tulim, contribuem para manter o tema do aborto na pauta de todos os meios de comunicação, o que tem sido fundamental para mobilizar a sociedade brasileira. “Outras ações, com certeza, serão realizadas em consonância com a mobilização da sociedade civil na defesa da vida que, neste momento, está focada na luta contra a legalização do aborto”, reforça a vereadora.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal