Vereadores mirins acompanham 11ª edição do Parlamento Paulista

Alunos viajaram a São Paulo para prestigiar participação da deputada tupãense Sabrina Regazzo dos Santos no Parlamento Jovem Paulista

Publicado em: 09 de novembro de 2009

Oito dos dez vereadores mirins do Parlamento Jovem 2008 da Câmara Municipal acompanharam na última sexta (6) em São Paulo, a posse dos deputados mirins da 11ª edição do Parlamento Jovem Paulista, projeto criado pela Assembleia Legislativa do Estado, que neste ano contemplou alunos do ensino médio.

Entre os 94 estudantes paulistas empossados deputados mirins, estava novamente a aluna do 1º ano do ensino médio da escola Joaquim Abarca, Sabrina Regazzo dos Santos, que foi reeleita pelo segundo ano consecutivo pelo Partido da Educação, um dos 12 partidos temáticos do Parlamento Paulista, que são: Partido da Agricultura, da Cultura, da Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos, da Educação, do Emprego, dos Esportes, da Habitação, da Juventude, da Natureza, da Saúde, e da Segurança Pública.

Na tribuna da Assembleia, Sabrina defendeu seu projeto, que dispõe sobre a contratação de professores na rede pública de ensino para ajudar alunos com deficiência de aprendizagem. A jovem deputada explicou que esses professores atuariam como monitores na sala de aula e seriam responsáveis por auxiliar crianças e jovens que não conseguem acompanhar o andamento da classe.

A sessão solene de posse dos deputados mirins, realizada no plenário Juscelino Kubistchek, o maior da Assembleia, foi presidida pela deputada Célia Leão, que ressaltou a importância deste projeto para o Estado de São Paulo. A deputada destacou também o pioneirismo da Assembleia paulista em dois momentos: o próprio Parlamento Jovem, que recentemente foi levado à Câmara dos Deputados, através de projeto do deputado federal Lobbe Neto (PSDB/SP), e a adaptação à acessibilidade.

Os estudantes tupãenses foram acompanhados pelos vereadores da Comissão Executiva do Parlamento Jovem 2009, Lucas Machado (PSDB) e Luis Carlos Sanches (PTB), que aproveitaram para agradecer o apoio do presidente da Câmara, Ribeirão. “Graças ao nosso presidente, novamente a Câmara pôde proporcionar aos vereadores mirins uma experiência cultural e política na capital paulista”, ressaltou Luis Carlos.

Além de acompanhar a posse dos deputados mirins, os vereadores jovens conheceram a Assembleia Legislativa, visitaram o Museu do Ipiranga, o complexo do SBT em Osasco e assistiram a uma peça de teatro no Teatro Folha do shopping Higienópolis.

As crianças também participaram de um almoço no Palácio dos Bandeirantes, intermediado pelo assessor do vice-governador Alberto Goldman, Valdo Pereira. Depois, os estudantes visitaram as dependências do suntuoso casarão construído na década de 50 pela família Matarazzo, onde puderam conhecer um pouco da história da sede do governo paulista e as centenas de obras que ele abriga, através de um passeio monitorado pelas dependências do elegante palácio.

Pelo terceiro ano consecutivo a Câmara Municipal proporciona, como encerramento de mandato dos vereadores mirins, uma viagem cultural a São Paulo, que culmina com a posse do Parlamento Paulista. Participaram da viagem os estudantes Thales Aporta Catelli, Ariane Abreu Tsutsumi, Letícia Maria Duarte Meira, Érica Thais Macedo, Wilson Santos Pontelli Júnior, Mauro de Oliveira Junior, Emily Caroline Pinheiro e Tainara Carolina da Silva, que no próximo dia 3 de dezembro entregarão seus mandatos aos novos vereadores mirins, que serão eleitos para a sétima edição do Parlamento Jovem.
O aluno Thales Aporta aproveitou a viagem para entregar pessoalmente ao deputado estadual Bruno Covas pedido para destinação de instrumentos musicais à ONG Artevidas, da qual o vereador mirim participa.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal