Vereadora Telma propõe instalação de placas solares em postes de espaços públicos

A vereadora Dra. Telma Tulim propõe ao prefeito Ricardo Raymundo que realize estudos visando regulamentar parcerias entre empresas e a municipalidade, dando permissão à instalação de postes solares geradores de iluminação autônoma em espaços públicos.

Publicado em: 06 de fevereiro de 2019

Por meio da indicação nº 874/2018, a vereadora Dra. Telma Tulim propõe ao prefeito Ricardo Raymundo que realize estudos visando regulamentar parcerias entre empresas e a municipalidade, dando permissão à instalação de postes solares geradores de iluminação autônoma em espaços públicos de Tupã. As empresas também poderiam utilizar os postes para explorarem publicidade no local, especialmente nas praças, como por exemplo, a Praça Aparecido de Barros “Caveira”.

De acordo com a vereadora Dra. Telma, a energia solar e a instalação dos postes de iluminação autônoma traz vantagens para todos, protegendo o meio ambiente, investindo na sustentabilidade e ao mesmo tempo gera economia financeira.  “Com essa parceria, sendo os empresários responsáveis pela aquisição,  instalação e manutenção dos mesmos,  estarão contribuindo com o meio ambiente, com a população, bem como com o setor público, pois estarão gerando iluminação pública de maneira sustentável. Em contrapartida também poderão usar do local para explorar publicidade, o que é vantajoso para a empresa e o comércio local”, destacou.

A vereadora Dra. Telma explicou ainda que a energia solar é uma ótima opção para casas e empresas, além de poder trazer benefícios para toda a população. Essa parceria traria economia de iluminação para as vias públicas; os postes não precisam de rede elétrica para funcionar, alcançando locais remotos; o sistema autônomo de iluminação aguenta até três dias sem incidência de radiação solar; o material é de longa durabilidade; as baterias dos postes duram até quatro anos; exige pouca manutenção; tem uma ótima relação custo-benefício; a energia é ativada por temporizador que reconhece os períodos do dia e liga a luz à noite de forma automática, evitando que os postes fiquem acesos durante o dia; e também o mais importante é a possibilidade de explorar publicidade das empresas parceiras no local.

Dra. Telma acrescentou ainda a prestatividade do sistema de iluminação, que pode ser recarregado mesmo nos dias nublados, precisando apenas de claridade para funcionar normalmente. “Não é preciso que cada poste tenha a sua própria fonte de captura de energia. Dentre um conjunto de postes, apenas alguns podem servir como ‘miniusinas’, capturando a energia solar e armazenando. Depois, essa energia acumulada é distribuída aos outros postes da região por meio de cabos instalados de forma subterrânea”, completou.

A vereadora espera que o projeto traga benefícios não só para o comércio e empresários, com a divulgação de publicidade nos postes de iluminação, como também ajude o município na economia com a iluminação pública do município.

Publicado por: Assessoria de Comunicação