Estudante tupãense é reeleita deputada mirim
Sabrina Regazzo dos Santos, aluna da escola Joaquim Abarca, participará do Parlamento Jovem Estadual em novembro
Publicado em: 23 de outubro de 2009
Sabrina Regazzo dos Santos, aluna da escola Joaquim Abarca, participará do Parlamento Jovem Estadual em novembro
A estudante Sabrina Regazzo dos Santos, aluna do 1º ano do ensino médio da escola estadual Joaquim Abarca, foi reeleita deputada mirim pelo Parlamento Jovem Paulista, cuja edição 2009 ocorre nos dias 5 e 6 de novembro na Assembléia Legislativa do Estado.
Este é o segundo ano consecutivo que a aluna tupãense representará a cidade no evento promovido pelo parlamento estadual. Ano passado, além de Sabrina, a estudante Letícia Maria Meira, da escola Lélio Toledo Piza, também foi eleita deputada mirim.
Assim como nas edições de 2007 e 2008, a Câmara Municipal de Tupã levará a estudante tupãense para participar da posse dos deputados mirins na capital paulista. Na última sexta (23), Sabrina compareceu na Câmara para agradecer mais uma vez o apoio e o incentivo do legislativo tupãense, que neste ano, no mês de dezembro, realizará a sétima edição do Parlamento Jovem.
A comissão de vereadores da edição 2009 é formada por Luis Carlos Sanches (PTB), Lucas Machado (PSDB) e Ninha Fresneda (PSDB), que deverão acompanhar a posse de Sabrina juntamente com os vereadores mirins de 2008.
Orientada pela professora de Historia, Nilda, Sabrina apresentou seu projeto pelo Partido da Educação e dispõe sobre a contratação de professores na rede pública de ensino para ajudar alunos com deficiência de aprendizagem. A jovem deputado explica que esses professores atuariam como monitores na sala de aula e seriam responsáveis por auxiliar crianças e jovens que não conseguem acompanhar a classe.
“Esse professor seria uma espécie de segundo professor na sala de aula, atuando em conjunto com o professor titular para ajudar os alunos com deficiência de aprendizagem, sem comprometer o andamento da classe”, esclarece.
A estudante disse que apresentou esse projeto depois de conhecer a realidade das salas de aula da rede pública de ensino, onde existem muitos alunos que não conseguem acompanhar o resto da classe.
“Infelizmente, essa é a realidade que vemos hoje nas escolas públicas”, afirma Sabrina, que também buscou subsídios para apresentar seu projeto com a mãe Maria Inês Regazzo dos Santos, que é professora da rede estadual.
Veterana, Sabrina disse que está feliz por novamente ser escolhida deputada mirim. “É muito gostoso participar do Parlamento Paulista. A gente conhece muitos alunos, de várias cidades do Estado, além de aprender sobre o a elaboração das leis do nosso estado e conhecer o funcionamento da Assembléia Legislativa”, comenta a aluna, que, por curiosidade, nunca foi eleita vereadora mirim.
A adolescente defende a participação mais ativa dos jovens na política e diz que considera muito importante a realização de projetos como a Câmara Mirim e o Parlamento Paulista, justamente por incentivar os estudantes a exercerem sua cidadania através da política.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email