Câmara Municipal homenageou fotógrafo Reginaldo Manente

Um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, profissional exibiu mostra fotográfica no Espaço das Artes

Publicado em: 23 de outubro de 2009

Por iniciativa da vereadora Telma Tulim (PSDB), a Câmara concedeu homenagem ao fotógrafo paulistano Reginaldo Manente pela exposição realizada no Espaço das Artes no período de 1 a 7 de outubro.

Intitulada “Reginaldo Manente – O olhar do fotojornalista”, a mostra comemorativa aos 80 anos de Tupã reuniu parte significativa da obra do fotógrafo, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro.

“Através de uma amostragem, Reginaldo Manente retratou a força produtiva e a beleza da mulher tupãense. Em dois meses de andança pela cidade, captou imagens aleatórias que são um registro genuíno de representantes da mão de obra feminina nos mais diversos setores produtivos”, observou a autora da homenagem.

Especificamente neste ensaio fotográfico, Manente priorizou a realidade da mulher no trabalho, a espontaneidade, sem nenhuma produção nem retoques, seguindo o que preconiza o fotojornalismo. “O resultado desse trabalho foi uma exposição de altíssima qualidade, que engrandeceu a força de trabalho e a beleza das mulheres de nossa cidade, o que mereceu o devido reconhecimento desta Casa de Leis”, justificou Telma Tulim.

Reginaldo Manente ingressou na fotografia na década de 50, com apenas 16 anos. Depois de passar pelos jornais O Esporte e Gazeta Esportiva, Manente ingressou no Estado de São Paulo, onde ficou por três décadas. Sua trajetória no grupo Estadão o firmou como um dos mais respeitados e premiados militantes do fotojornalismo do Brasil.

Em 1975, Manente rompeu a fronteira conceitual entre foto jornalística e artística, ao ser convidado para expor seus trabalhos produzidos no Estadão na Bienal de São Paulo. Há dois anos, o fotógrafo e sua esposa tupãense Neusa Rasi dividem seu tempo entre Tupã e São Paulo, onde mantém um estúdio que presta serviços de assessoria de imprensa a multinacionais e grandes empresas brasileiras.

Emocionado com a homenagem, Reginaldo Manente agradeceu a Câmara pelo reconhecimento ao seu trabalho e disse que já recebera muitas homenagens durante sua vida profissional, mas que nenhuma delas o deixara tão emocionado e feliz como a moção entregue pela vereadora Telma Tulim.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal