Lucas Hatano (PSD) planeja implementar plataforma Balcão Único, em Tupã

Sistema permite a abertura de empresas de maneira mais simples e segura, mas sem sair de casa.

Publicado em: 25 de fevereiro de 2021

O vereador Lucas Hatano (PSD) solicitou ao prefeito Caio Aoqui (PSD) e ao presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), Walter Ihoshi, que seja implementado no município a plataforma Balcão Único. Criado em janeiro deste ano, o sistema permite a qualquer cidadão abrir uma empresa de forma simples e automática, reduzindo o tempo e os custos para iniciar um negócio.

Por meio de um formulário único e totalmente digital, empreendedores poderão abrir empresas em apenas um dia e sem necessidade de percorrer vários órgãos públicos. Isso porque, a plataforma irá integrar todos os sistemas para abertura e legalização de empresas, o que torna o fluxo mais seguro, transparente, simples e ágil.

De acordo com Hatano (PSD), o sistema foi lançado pelos Governos Federal e Estadual de São Paulo, e o vereador busca trazer o programa ao município para viabilizar, facilitar e simplificar o processo de abertura de empresas das naturezas jurídicas: Empresário Individual, EIRELI e LTDA em Tupã.

"Na cidade de São Paulo, onde a plataforma já funciona, o empreendedor consegue em etapa única e gratuita realizar processos tradicionais como viabilidade, DBE, Registro, Inscrição Municipal e Alvará de Licenciamento, excluindo assim, etapas tradicionais que demandavam muito tempo, tornando possível abrir uma empresa com todos os documentos necessários em minutos", explicou o parlamentar.

Segundo Walter Ihoshi, o mesmo sistema que ocorre na capital do Estado, deve ser implementado no município, para facilitar a abertura de empresas por parte dos cidadãos de forma rápida e gratuita.

“Implantamos um projeto disruptivo chamado Balcão Único que de forma automática permite o usuário dos serviços da Jucesp com a cidade de São Paulo, abrir uma empresa e licencia-la em cerca de 20 minutos, de forma digital, sem custo e sem burocracia. Queremos que a mesma experiência seja implementada em Tupã que já possui um dos melhores sistemas de viabilidade no ranking nacional”, informou o presidente da Jucesp.

Vereador Lucas Hatano (PSD) ao lado do presidente da Jucesp, Walter Ihoshi (Foto: Assessoria)

Em busca de atender este anseio da população, além do prefeito Caio Aoqui (PSD) e de Walter Ihoshi, Lucas Hatano (PSD) enviou ofícios ao secretário de Desenvolvimento Econômico, Newton Takahara, e ao secretário de Administração, Éverton Nakashima, para que o programa chegue até Tupã e facilite a abertura de empresas no município.

Publicado por: Assessoria de Imprensa