Vereador Tutu busca incluir Tupã no Programa Emergencial de Auxílio Desemprego

Projeto tem o objetivo de ajudar população desempregada, oferecendo cursos profissionalizantes e bolsas-auxílio

Publicado em: 05 de março de 2021

Em busca de melhorar a qualidade da mão de obra e auxiliar os cidadãos desempregados do município de Tupã, o vereador Israel Velloso da Silva Neto "Tutu" (PSD) indicou na última Sessão Camarária, realizada na segunda-feira (1), que sejam realizados estudos para a celebração de convênio com o Programa Emprego e Renda - Programa Emergencial de Auxílio Desemprego (Pead), da plataforma Meu Emprego.

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e pelo Fundo Social, em parceria com os municípios, a plataforma integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional, oferecidos pelo Governo do Estado. O site também disponibiliza um sistema para registro de demandas de cursos pelas prefeituras paulistas, a fim de atender as necessidades atuais do mercado de trabalho por mão de obra qualificada.

O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego, também conhecido como Frente de Trabalho, proporciona qualificação profissional e renda para cidadãos que estão desempregados e em situação de alta vulnerabilidade social, com enfoque em atividades de conservação, manutenção e limpeza de órgãos públicos estaduais e municipais.

O Pead atende munícipes desempregados há pelo menos um ano, ajudando-o com benefício de R$330,00 e seguro de acidentes pessoais em até nove meses. O bolsista possui uma jornada de atividades de até seis horas diárias, quatro dias por semana, e no quinto dia semanal, realiza um curso de qualificação profissional ou alfabetização, promovido pelo Estado de São Paulo em parceria com o Centro Paula Souza, SEBRAE e outras organizações.

De acordo com Tutu, várias famílias sofrem com a falta de emprego e renda, principalmente neste período pandêmico da Covid-19. Por isso, o objetivo do programa é contribuir com capacitação profissional, mas também com uma bolsa-auxílio.

“O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego, ou PEAD, vai ser muito útil na nossa cidade. Diversas famílias passam por dificuldade nesse momento de pandemia e o PEAD vem justamente para ajudar essas pessoas. Um programa que não vai somente contribuir com renda para as famílias, mas também com capacitação para que, após serem atendidas pelo programa, possam estar ingressando no mercado de trabalho”, disse o vereador.

Após a aprovação da propositura pelo legislativo, o vereador Tutu enviou ofícios ao prefeito de Tupã, Caio Aoqui (PSD), à secretária estadual de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patricia Ellen da Silva, e ao secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior, Newton Yoshihiro Takahara, para que assim, o programa seja desenvolvido no município.

Publicado por: Assessoria de Imprensa