Tutu e Cris Vicente buscam incluir Tupã em programas de empreendedorismo feminino

Vereadores solicitam realização de estudos para celebração de convênio em três projetos do Governo do Estado de São Paulo.

Publicado em: 31 de março de 2021

O vereador Israel Velloso “Tutu” (PSD) indicou, junto à vereadora Cris Vicente (PCdoB), que seja realizado estudos para a celebração de convênio do município de Tupã nos programas "Empreenda Mulher", "Prospera Mulher" e "Todas in-Rede", ambos criados pelo Governo do Estado de São Paulo. Segundo o parlamentar, o objetivo com as implementações dos projetos é auxiliar as mulheres tupãenses com cursos de qualificação, para ajudá-las a ingressarem no mercado de trabalho.

Conheça os projetos

O Empreenda Mulher oferece mais de 60 mil vagas gratuitas em cursos de qualificação em diversas áreas e a liberação de R$ 50 milhões em microcrédito pelo Banco do Povo, exclusivos para mulheres domiciliadas no estado de São Paulo. De acordo com Tutu, o objetivo é incentivar a autonomia das mulheres, possibilitando acesso a crédito e oferta de cursos de qualificação empreendedora, tecnológica, entre outras áreas e fomentar o empreendedorismo feminino

Já o Prospera Mulher tem como público-alvo as chefes de famílias monoparentais, com crianças de 0 a 6 anos, e que estejam em situação de extrema pobreza, (ou seja, que sobrevivem mensalmente com até R$89 por pessoa), devidamente cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), preferencialmente, atendidas por programas e serviços destinados à primeira infância.

Segundo a vereadora Cris Vicente, o programa tem como premissa a inclusão produtiva, estimulando a geração de renda através do acesso ao trabalho, empreendedorismo, capacitações e oportunidades de ofício atrelado a plano de futuro, combinando aspirações pessoais, profissionais, sociais e financeiras; e o incentivo a bancarização e cultura de poupança, com a transferência de recursos. No total, o projeto irá beneficiar 12 mil famílias em todo o Estado.

Por fim, o Todas in-Rede busca a inclusão social e por isso visa o empoderamento e a autonomia das mulheres com deficiência do estado. De acordo com a Base de Dados dos Direitos da Pessoa com Deficiência, atualmente vivem mais de 1,7 milhão de mulheres com deficiência em São Paulo. Por meio de ações de formação profissional, disseminação de informações e criação de uma rede virtual acessível às mulheres com deficiência, o programa busca o protagonismo desse público, onde são trabalhados temas como acesso à informação, trabalho, renda e autonomia financeira, exercício dos direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, prevenção à violência, autoestima e liderança.

Serviços

Em celebração ao mês da mulher, o Banco do Povo Paulista, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, concedeu 50 milhões de reais em linhas de microcrédito exclusivas para mulheres empreendedoras, por meio do programa Empreenda Mulher. As mulheres interessadas podem entrar em contato com o Banco do Povo de Tupã pelo aplicativo de mensagens WhatsApp através do número (14) 3441-5887 ou ligar na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Comércio Exterior pelo telefone (14) 3441-5566.

Publicado por: Assessoria de Imprensa