Claudinha do Povo busca implementar programa "Remédio em Casa", em Tupã

Ideia da vereadora é que pessoas acamadas ou com dificuldades de locomoção recebam os medicamentos em sua residência.

Publicado em: 01 de abril de 2021

A vereadora Cláudia Aparecida da Silva (PP), a "Claudinha do Povo", busca implementar no município de Tupã o programa Remédio em Casa, junto à Secretaria Municipal da Saúde. Por meio do projeto, idosos, pessoas acamadas, com dificuldade de locomoção (mobilidade reduzida), ou ainda que possuam doenças crônicas, poderão receber os medicamentos de forma gratuita em suas residências.

Inúmeros pacientes ao passarem em consultas na UBS (Unidade Básica de Saúde) ou USF (Unidade de Saúde da Família) de sua localidade, são diagnosticados com patologias que necessitam de tratamento com medicamentos específicos. No entanto, ao darem entrada com receita, precisam aguardar por um prazo mínimo estipulado mensalmente para retirada de suas medicações.

Na maioria dos casos, os remédios são de uso contínuo a determinados pacientes, dentre eles, os idosos que muitas vezes acometidos por doenças crônicas (asma, hipertensão e diabetes) com mobilidade reduzida, dependem sempre de alguém para realizar a retirada destes.

Com a disponibilização dos remédios em casa, os indivíduos não precisam mais se locomover ou depender de alguém para buscar as medicações. Para Claudinha do Povo, com a implementação do programa "a Prefeitura de Tupã facilitará a vida de pessoas que necessitam dos serviços do SUS (Sistema Único de Saúde), bem como irá ampliar o acesso ao cuidado mais digno e humanitário na área da saúde".

Caso o Poder Executivo acate a solicitação da vereadora Claudinha, o programa deverá ser regido pela Secretaria da Saúde, para que seja estabelecido critérios de estrutura e logística de entregas, com equipe específica na realização de triagem e classificação dos pacientes que realmente possuam mobilidade reduzida. Vale ressaltar, que remédios de alto custo não participam do programa.

Publicado por: Assessoria de Imprensa