Paulo da Farmácia solicita aumento na ajuda de custo à pacientes de TFD

Atualmente, Prefeitura auxilia com R$20 usuários da Rede Pública de Saúde que precisam se deslocar para realizarem tratamentos.

Publicado em: 01 de abril de 2021

O vereador Paulo Cesar Soares (PSD), o "Paulo da Farmácia", está solicitando ao prefeito Caio Aoqui (PSD) e ao secretário de Economia e Finanças, Wilson Quiles Junior, que realizem esforços administrativos para reajuste nos valores de ajuda de custo aos pacientes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que necessitam realizar tratamentos de saúde em outros municípios, os chamados TFD (Tratamento Fora de Domicílio).

A prefeitura dá uma assistência aos pacientes com um auxílio de R$20 por pessoa, para as despesas das viagens, como a alimentação. No entanto, os pacientes têm reclamado que o valor não custeia todas as despesas. Por isso, a ideia de "Paulo da Farmácia" é aumentar a quantia, para que os usuários do SUS que precisem se locomover à outras cidades, consigam arcar com todos os gastos.

Segundo o vereador, esta solicitação é um grande pedido dos munícipes, que com o aumento nos valores dos produtos, muitas vezes não conseguem arcar com todas as despesas da viagem. "O TFD (Tratamento Fora de Domicílio) será concedido a pacientes atendidos pela Rede Pública ou conveniada/contratada SUS. Fica a ajuda de custo exclusiva para despesas com alimentação, como sucos, refrigerantes e salgados", explicou Paulo.

Vale ressaltar que o auxílio dado pela prefeitura é vedado em deslocamentos menores que 50 quilômetros de distância, e para referência específica em Marília, é fornecido lanche e achocolatado.

Publicado por: Assessoria de Imprensa