Grupos teatrais recebem homenagem da Câmara
Arquiteto Edvaldo Sanches, responsável pelo projeto arquitetônico do Teatro Municipal, também foi homenageado
Publicado em: 29 de setembro de 2009
Arquiteto Edvaldo Sanches, responsável pelo projeto arquitetônico do Teatro Municipal, também foi homenageado
Em reconhecimento à importância dos grupos de teatro da cidade, que nos últimos anos vem ganhando destaque nacional com peças bem produzidas, a Câmara Municipal, através da iniciativa do vereador Luis Carlos Sanches (PTB), entregou homenagem a dois dos três grupos teatrais da cidade, o Fênix e o Ágora, pela expressiva participação no Mapa Cultural Paulista.
Com o espetáculo “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino”, o grupo Fênix conquistou dois prêmios na edição 2009/2010 do Mapa Cultural: o de melhor figurino e o terceiro lugar de melhor espetáculo da região. Já o grupo Ágora encenou a peça “Maria Borralheira” na categoria teatro infantil do Mapa Cultural.
“A história nos conta que desde a fundação de Tupã a produção teatral tem sido intensa, com muitos grupos se apresentando ao longo desses anos. Atualmente, três grupos teatrais ganham destaque em nossa cidade, o Fênix, Ágora e Ágape, todos com produções bem feitas e espetáculos profissionais, que cada vez mais ganham destaque no cenário nacional, vide o sucesso dos dois espetáculos tupãenses no Mapa Cultural. Portanto, esse legislativo tem o dever de prestar o devido reconhecimento ao trabalho desses grupos, responsáveis por popularizar o teatro em nossa cidade, levando cultura às massas”, observou Luis Carlos.
As honrarias foram entregues aos componentes nas duas companhias, representados pelos presidentes do Fênix, Charles dos Passos, e do Ágora, Fábio Andrade Dias. “Ambos os grupos são formados por jovens e adultos que têm o teatro como hobby nos finais de semana”, destacou o autor das homenagens.
Em nome do Fênix, Charles dos Passos agradeceu a homenagem da Câmara, a qual ela classificou como motivo de imensa alegria para os componentes da companhia. “Ficamos felizes pela honraria e por saber que os vereadores estão atentos ao nosso trabalho”, disse.
Fábio Dias, do Ágora, cujo nome é referência às antigas praças gregas, símbolos da democracia, disse que em nove anos de trabalho essa era a primeira vez que eles recebiam o reconhecimento do poder público, resultado, segundo ele, do trabalho sério desenvolvido pelo grupo ao longo desses anos.
“O teatro é responsável pela formação de uma sociedade mais culta e informada”, afirmou, destacando o apoio recebido pela Prefeitura, pelo vereador Luis Carlos, empresários e comerciantes locais.
Teatro municipal
Na mesma noite, o legislativo, também por intermédio do vereador Luis Carlos Sanches, parabenizou o arquiteto Edvaldo Sanches pela doação ao município do projeto arquitetônico para construção do Teatro Municipal, cuja obra será erguida no Espaço das Artes da avenida Tamoios.
Além do teatro, o projeto inclui uma biblioteca e ambiente para exposições. O vereador lembrou do processo burocrático para construção do tão sonhado teatro, cujos recursos serão liberados pela Secretaria de Turismo do Estado, e particularmente do complexo projeto criado por Edvaldo Sanches.
“O arquiteto teve a preocupação de reunir os grupos de teatro e de dança da cidade para adaptar seu projeto às necessidades de cada um, atingindo um projeto que agradou a todos”, comentou.
Luis Carlos lembrou ainda que Edvaldo Sanches fez questão de doar seu projeto ao município, não recebendo nada por isto, e, portanto, merece o reconhecimento do Poder Legislativo e dos grupos de teatro e dança da cidade.
“Essa homenagem é um pequeno reconhecimento do imenso trabalho deste profissional, cujos projetos hoje são destaque em todo o país”, disse, referindo-se à matéria com o arquiteto publicada em revista de grande circulação nacional.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email