Vereadores solicitam a implantação de UTI Neonatal na Santa Casa de Tupã

Indicação feita por Paulo da Farmácia e subscrita por Antonio Brito, busca trazer maior segurança aos recém-nascidos, em especial, os prematuros.

Publicado em: 23 de abril de 2021

O vereador Paulo César Soares (PSD), o "Paulo da Farmácia" está solicitando que seja implantado uma UTI Neonatal na Santa Casa de Misericórdia de Tupã, para um atendimento melhor e com mais segurança aos recém-nascidos. A indicação foi apresentada na última Sessão Camarária, realizada na segunda-feira (19), e é subscrita pelo vereador Antonio Brito (PV).

De acordo com os parlamentares, em Tupã e região existe uma carência no atendimento a recém-nascidos que apresentam patologias específicas, especialmente em casos que requer internação em Unidade de Terapia Intensiva. Estatísticas apontam que 10% dos partos são prematuros, que são os casos em que o nascimento ocorre antes da 37° semana de gestação.

Segundo Paulo da Farmácia, diversos fatores podem levar ao parto prematuro de um recém-nascido, como ruptura da bolsa, contrações precoces e hipertensão. E nestes casos, deve-se ter uma atenção ainda mais especial, pois a fragilidade da criança fica mais exposta.

Devido a não completa formação de toda sua estrutura corporal, o recém-nascido pode ter dificuldades respiratórias, hemorragias intercerebrais, infecções que podem ocasionar a morte ou consequências no desenvolvimento psicomotor, intelectual e emocional. Quanto menor é a idade gestacional, maior é a probabilidade de complicações.

Para o vereador Antonio Brito, a UTI Neonatal é um setor que deve atender os recém-nascidos com assistência humanizada e de qualidade, com equipamentos específicos, recursos humanos especializados e serviço médico e de enfermagem 24 horas.

Ambos os representantes do legislativo concordam que na Santa Casa de Tupã há a possibilidade de instalação da UTI Neonatal, para o atendimento destes casos que geram uma grande preocupação não só no município, mas em toda a região. Por isso, solicitam ao Poder Executivo e ao deputado estadual Ricardo Madalena, que realizem esforços políticos para este investimento na cidade.

Publicado por: Assessoria de Imprensa