Legislativo pede inclusão de comerciários e comerciantes entre prioritários para vacinação

Publicado em: 15 de junho de 2021

Na sessão desta segunda-feira (14) a Câmara Municipal de Tupã aprovou indicação do bloco parlamentar formado pelos vereadores Alexandre Scombatti, Antonio Brito, Eduardo Alexandre Sanchez, Eliézer de Carvalho e Renato Fresneda Delmori, que pede, tanto ao prefeito Caio Aoqui quanto ao governador João Dória, a adoção de medidas para incluir os comerciantes e trabalhadores do comércio entre os grupos prioritários de vacinação contra a covid-19 no município e no estado.
A iniciativa segue trabalho que foi iniciado pelo presidente do Sindicato dos Comerciários de Tupã, Amauri Mortágua e pelo Sindicato do Comércio Varejista, comandado por Milton Zamora. “Como apontaram os líderes sindicais, desde o início da pandemia, profissionais do comércio vêm atuando de maneira quase ininterrupta e se colocam na linha de frente para garantir o abastecimento”, destacou o vereador Alexandre Scombatti.
Antonio Brito lembrou ainda que, mesmo com a antecipação do calendário de vacinação, agilizar a imunização de comerciários e comerciantes é de extrema importância. “Ao lado da agricultura, o comércio sempre foi o principal pilar sobre o qual se apoia a economia do município de Tupã e de várias outras cidades da microrregião. Por isso, garantir que os profissionais deste setor estejam imunizados é oferecer condições para que possamos entrar, mais rapidamente, em ritmo de crescimento econômico”, argumentou o parlamentar.
Já o vereador Eduardo Alexandre Sanches lembrou ainda que, por sua própria natureza, o trabalho desempenhado por comerciantes e comerciários não pode ser exercido remotamente, como ocorre com outras profissões, por isso a imunização garantiria maior segurança não somente a estes profissionais, mas também aos consumidores e a toda população.
“Como bem argumentou o ex-vereador e presidente do Sincomerciários Tupã, Amauri Mortágua, ao serem vacinados de forma prioritária, comerciários e comerciantes, vão preservar, além da própria saúde e vida, também e da mesma forma, a de todos os consumidores que atendem e convivem diariamente nas lojas, supermercados, e com os quais se relacionam profissionalmente. Imunizados, no menor tempo possível, sem dúvida alguma, serão agentes e colaboradores para a contenção da propagação do COVID-19 e, assim, vão contribuir para a preservação da vida, ajudando a estancar a proliferação de moléstias, internações e mortandade decorrentes do coronavírus neste município”, acrescentou o vereador Eliézer de Carvalho.
“São homens e mulheres que continuam se colocando na linha de frente todos os dias. Pelos riscos necessidade que a sociedade tem dos serviços prestados por comerciários e comerciantes, levando-se em conta também os riscos que são inerentes ao ofício, consideramos justa a inclusão da categoria entre as prioritárias para receber a vacinação”, concluiu o vereador Renato Fresneda Delmori.

Publicado por: Assessoria de Imprensa