Dra. Lucília busca programa de educação ambiental para Tupã
Projeto do governo do Estado estimula preservação ambiental nas escolas
Publicado em: 24 de setembro de 2009
Projeto do governo do Estado estimula preservação ambiental nas escolas
A vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) está buscando para a rede municipal de ensino de Tupã o programa Criança Ecológica, projeto de educação ambiental do governo do Estado voltado para crianças de 8 a 10 anos. O programa já conta com a participação de mais de 300 municípios.
“É extremamente necessária a participação de Tupã neste projeto, pois precisamos o mais rápido possível continuar oferecendo informações de qualidade e diversificadas sobre o meio ambiente a todas as nossas crianças, que se tornarão cidadãos mais conscientes de suas obrigações na preservação do planeta e para construção de um mundo melhor”, justifica a vereadora, que solicita o apoio do prefeito Waldemir e dos secretários municipais Carla Ortega (Educação) e Eliseu Borsari (Meio Ambiente) para incluir o município neste programa.
Considerado por especialistas uma inovação na educação ambiental do Estado de São Paulo, o programa Criança Ecológica tem como principal objetivo sensibilizar e despertar nas crianças atitudes capazes de contribuir com a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, através de material didático e pedagógico.
Ao todo, 30 mil crianças deverão conhecer mensalmente o projeto e a visitação aos espaços – que foram inaugurados ao longo do primeiro semestre de 2009 e correspondem às agências ambientais, determinadas por cores e temas: azul (água), verde (fauna e flora), cinza (poluição) e amarela (aquecimento global e educação para a vida) e que são o trajeto para interação com as atividades ambientais nesses espaços.
Dra. Lucília explica que para atender melhor as escolas do interior, 29 Unidades de Conservação disponibilizarão uma programação específica para o programa Criança Ecológica, fora o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, na cidade de Campinas, o Bosque Municipal da Cidade de Ribeirão Preto, e a Estação Ciência da USP, na capital, que também sediarão atividades.
“Participando deste programa as crianças entrarão em contato com um ambiente onde o Planeta Terra pede socorro, e, de uma maneira lúdica e interativa, vão aprender a salvar “a casa de todos nós”. Para preparar os alunos para as atividades que serão desenvolvidas, os professores terão acesso a materiais didáticos com conteúdos que tratam a temática de cada agenda”, esclarece a vereadora.
Após essas visitas, as crianças receberão um livro intitulado “Criança Ecológica – Sou dessa turma” e poderão fazer download das atividades e materiais pedagógicos disponíveis no site do programa, que já está no ar desde o dia 19 de março deste ano, no endereço www.criancaecologica.sp.gov.br .
“Através desta iniciativa as crianças, de 8 a 10 anos,de todo o Estado ficarão “craques” no conhecimento ambiental. O significado de aquecimento global, desenvolvimento sustentável, bacias hidrográficas, uso racional da água e muitos outros termos ecológicos, presentes no cotidiano das pessoas, serão facilmente assimilados com a participação delas neste programa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente”, afirma Dra. Lucília.
Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal
Publicado por: Andréia Simões
Cadastre-se e receba notícias em seu email