Máscaras para idosos e gestantes nas filas dos postos de saúde

Objetivo da sugestão de Valmir Zoratto é evitar que essas pessoas sejam contaminadas enquanto aguardam atendimento

Publicado em: 24 de setembro de 2009

O vereador Valmir Zoratto (PTB) encaminhou sugestão ao prefeito Waldemir para distribuição gratuita de máscaras para idosos e gestantes que aguardam atendimento nos postos de saúde do município. Objetivo é evitar contágio de doenças e vírus como o da gripe H1N1, que colocam idosos e mulheres grávidas no grupo de risco.

“Nossa sugestão visa prevenir idosos e gestantes de várias doenças, como tuberculose, gripe suína, entre outras, pois o acúmulo de pessoas nesses locais e a falta de ventilação são fatores que contribuem para a disseminação dessas patologias”, justifica.

Valmir observa que muitas vezes as pessoas vão aos postos de saúde para tratar de certa doença e acabam voltando para a casa com outras só pelo fato de ficarem em contato com outras pessoas contaminadas enquanto aguardam para serem atendidas nesses locais.

O vereador também apresentou indicação ao executivo solicitando a presença de um enfermeiro ou auxiliar de enfermagem nas creches municipais para garantir a saúde e a integridade das crianças.

“A creche é uma área que requer uma atenção especial e deve ser um espaço para a promoção da saúde e prevenção de doenças, já que as crianças acabam passando mais tempo lá do que em suas casas, com a própria família”, explica.

Por esses motivos, Zoratto considera de extrema importância a presença de um profissional da área da saúde durante o horário de funcionamento das creches. O vereador afirma ainda que muitas cidades já aderiram à sugestão como forma de prevenir e dar maior atenção às doenças infantis, como gripes, diarreias, catapora, sarampo, caxumba, entre outras, que acabam se propagando facilmente em ambiente coletivo.

“Além do mais, este tipo de profissional será útil no dia-a-dia para prestar um atendimento rápido em casos de acidentes, convulsões e problemas respiratórios envolvendo os pequenos”, aponta.

Varpa

A Câmara aprovou ainda indicação do vereador Valmir Zoratto onde ele aponta para a administração municipal a necessidade da construção de um velório no distrito de Varpa.

O vereador justifica que a presença de um velório no distrito é uma reivindicação antiga dos moradores de Varpa, que ainda não possui espaço adequado para velar seus mortos e prestar a última homenagem aos seus entes queridos.

“As famílias enlutadas são obrigadas a realizar o velório na própria residência ou em Tupã. Em alguns casos necessitam utilizar os salões existentes para eventos no distrito para fazer o funeral, fato que provoca constrangimento e aumenta o sofrimento dessas famílias”, ressalta Zoratto.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal