Ribeirão recebe homenagem da FPF

Dirigentes do Tupã FC, Adilson Micalli e da Liga Municipal de Futebol, Cícero Paulino, também foram homenageados no evento realizado em Bauru

Publicado em: 24 de setembro de 2009

Na última quarta (23), a cidade de Bauru foi sede de evento da Federação Paulista de Futebol (FPF) denominado “Governo Itinerante”, cuja função é ouvir dirigentes de clubes e ligas da região centro-oeste paulista.

Após a reunião, 23 pessoas, entre elas o presidente da Câmara de Tupã, Antônio Alves de Sousa “Ribeirão” e os dirigentes do Tupã FC, Adilson Micalli e da Liga Municipal Tupãense de Futebol, Cícero Aparecido Paulino, foram homenageadas com a medalha da Ordem Nacional do Mérito Futebolístico, honraria concedida pela Federação “àqueles que prestam serviços relevantes à sociedade com honra, caráter, civismo e especial dedicação ao esporte”.

O encontro foi conduzido pelo presidente da FPF, Marco Polo Del Nero e pelo vice Reinaldo Carneiro Bastos e reuniu prefeitos, presidentes de Câmaras e dirigentes dos clubes e ligas amadoras da região de Bauru.

Del Nero reforçou a importância do encontro, dizendo que muitas das mudanças nos campeonatos realizados pela FPF foram decididas em reuniões como essa e citou como exemplo a sugestão dada por Ribeirão para realização do campeonato de ligas.

“Vamos realizar a segunda edição deste campeonato que obteve grande sucesso, graças à sugestão do meu amigo Ribeirão. Por isso, nosso objetivo é ouvir críticas e sugestões para que juntos melhoremos o futebol paulista”, apontou Del Nero, que também ressaltou o apoio do governo Lula ao futebol.

Durante a reunião, foram levantadas questões relacionadas aos campeonatos, à importância das parcerias entre o poder público, a FPF e os seus filiados e à situação financeira dos clubes, debatidas pelos convidados e os participantes da mesa, que além de Del Nero e Bastos, foi formada pelo vice-presidente da CBF, José Maria Marin, pelo prefeito de Bauru, Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça e sua vice Estela Alexandre Almagro, o secretário Municipal de Esportes e Lazer de Bauru, José Carlos de Souza Pereira e o vice-prefeito da regional de Bauru da FPF, Cláudio Amantini.

Ao lado do prefeito de Lins, Waldemar Casadei, que defendeu a parceria entre prefeituras e clubes para manutenção do esporte, Ribeirão fez um dos discursos mais aplaudidos do encontro. Depois de parabenizar a atuação democrática da FPF e dizer que a entidade está aberta para o futebol do interior, o presidente da Câmara Municipal sugeriu o fim da taxa de arbitragem e pediu uma ajuda maior para os clubes de base.

Ribeirão também reforçou a necessidade de os clubes grandes firmarem parcerias com os clubes do interior para ajudar na manutenção desses times e para o incentivo de novos talentos. “Está na hora dos clubes grandes acordarem para formar times no interior”, disse.

Ao final das discussões, foi iniciada a entrega da honraria Ordem Nacional do Mérito Futebolístico. Em seguida, o presidente da FPF, Marco Polo Del Nero, recebeu em sessão solene na Câmara Municipal o título de Cidadão Bauruense. A homenagem foi proposta pelo então vereador e atual secretário municipal de Esportes e Lazer de Bauru, José Carlos de Souza Pereira (PT).

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal