Vereador pede iluminação mais eficaz nas ruas Iporans e Caetés

Medida beneficiará comércio paralelo à avenida Tamoios

Publicado em: 17 de setembro de 2009

Medida beneficiará comércio paralelo à avenida Tamoios

O vereador Valdemar Manzano (PPS) encaminhou indicação ao prefeito Waldemir, atendendo solicitação de comerciantes, sugerindo melhorias na iluminação das ruas Caetés e Iporans. Ele pede a substituição das lâmpadas existentes por lâmpadas de vapor de sódio de 250 Watts, bem como do sistema de fixação dessas luminárias aos postes e ainda a pintura de guias.

Essas medidas, defende Manzano, serviriam de incentivo para atrair novos comerciantes para a região. “Os comerciantes teriam mais uma opção de se instalarem nessas duas vias públicas, fugindo dos aluguéis abusivos que são praticados na avenida Tamoios, o que tem ocasionado o encerramento de atividade de várias empresas na principal via da cidade”, justifica.

A preocupação do vereador com a migração do comércio da Tamoios para ruas paralelas como alternativa aos salgados aluguéis é de longa data. Segundo ele, apesar de essas vias reunirem cada vez mais empresas, essas ruas estão sendo esquecidas pelo poder público.

“Essas vias estão desprovidas de uma iluminação pública compatível com o comércio atualmente existente, uma vez que atualmente a iluminação da rua Caetés se dá através de lâmpadas de vapor de sódio de 150 Watts e na rua Iporans, entre as ruas Caingangs e Bororós, a iluminação é por lâmpadas de vapor de sódio de 100 Watts. Já no trecho compreendido entre as ruas Caingangs e Aimorés, a iluminação é com lâmpadas de 150 Watts, deficitária em relação aos estabelecimentos comerciais que ali prosperam”, observa o vereador.

O pedido do vereador é reforçado pelos comerciantes dessas ruas, que reclamam que a penumbra do local acaba prejudicando seus negócios. Manzano lembra que esses empresários são geradores de renda, tributos e emprego na cidade, e, portanto, merecem a atenção do poder público.

Santa Adélia

Manzano também encaminhou indicação ao Executivo solicitando a restauração dos campos de malha e bocha do jardim Santa Adélia, incluindo a revitalização da sua parte urbanística.

O vereador diz que seu pedido visa atender solicitação dos moradores do bairro, que há tempos buscam essas melhorias para o local. “O Jardim Santa Adélia não pode ser deixado de lado. Assim como as praças públicas, que vem recebendo atenção especial da atual administração, o bairro também merece essas melhorias”, ressalta.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal