Prefeitura acerta detalhes finais do Museu do Tropeiro

Vereador Valdir de Oliveira reuniu-se com prefeito e presidente da Comitiva Tropeira para definir últimos passos do projeto

Publicado em: 08 de setembro de 2009

A Prefeitura de Tupã, através da Secretaria de Planejamento e Infraestrutura, está finalizando o projeto para construção do Museu do Tropeiro nas dependências da antiga estação ferroviária.

Na última semana, vereador Valdir de Oliveira (PDT), junto com o presidente da Comitiva Tropeira, Luiz Gonzaga Tovo, o Nanguinho e a responsável pelo cadastro do acervo da Comitiva, Inês Costa Russi, reuniram-se com prefeito Waldemir, secretária Jeane Rosin (Planejamento) e o engenheiro Valentim Bigeschi, para discutir os últimos detalhes.

“O próximo passo será encaminhar o projeto para o Ministério do Turismo”, informa vereador Valdir, responsável por intermediar a construção do museu junto à administração municipal. Além disso, o vereador também está viabilizando, através do trabalho político dos deputados federais Jilmar Tatto e Antônio Carlos Biffi, verba de até R$ 800 mil para construção do museu, cujo processo segue no Ministério do Turismo.

"Tupã terá um museu do tropeiro, cuja finalidade será a de preservar e eternizar o movimento tropeirista da nossa cidade e região. Ao mesmo tempo, a construção do museu, cujo projeto é belíssimo, vai valorizar uma região que hoje está abandonada em nossa cidade, que é a antiga Fepasa”, afirma Valdir.

Ele disse ainda que o prefeito Waldemir se comprometeu em colaborar com a realização da festa da Comitiva Tropeira do ano que vem. “O governo municipal tem apoiado os movimentos sócio-culturais da nossa cidade e a Comitiva Tropeira não poderia ficar de fora”.

O vereador também lembrou que os deputados Tatto e Biffi estarão em breve na cidade para visitar as futuras instalações do Museu do Tropeiro. “O apoio político dos dois deputados petistas está sendo essencial para viabilizar a liberação da verba do Ministério do Turismo para construção do museu. Sem contar que o deputado Biffi tem familiares em Tupã, daí um dos motivos pelos quais ele demonstrou interesse em ajudar viabilizar nosso projeto”, comenta.

Ao construir o Museu do Tropeiro e abrigar o vasto acervo da comitiva, o município estará oferecendo à população um centro de documentação e pesquisa e ao mesmo tempo a oportunidade de conhecer a história e a identidade cultural de personagens que, acompanhados de seus cavalos, contribuíram para expansão do interior do Brasil.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal