Presidente da FPF receberá título de Cidadão Tupãense

Marco Pólo Del Nero será homenageado em sessão solene que acontece no próximo dia 15 de setembro na Câmara Municipal

Publicado em: 08 de setembro de 2009

Por indicação do presidente Ribeirão (PP) e do vereador Valdir de Oliveira (PDT), a Câmara vai entregar título de Cidadão Benemérito” ao presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Pólo Del Nero. A solenidade está marcada para o próximo dia 15 de setembro, a partir das 20 horas na sede do legislativo tupãense.

“A administração de Marco Pólo Del Nero é pautada pela transparência em suas ações, o que gerou maior credibilidade e aproximação da Federação Paulista de Futebol com todos os seus filiados. Nesse processo, os clubes têm a possibilidade de participar mais diretamente das decisões tomadas pela presidência”, justifica Ribeirão.

Essa maneira de administrar de Del Nero tem ajudado clubes pequenos, como o Tupã FC. Ao assumir a presidência da federação em 5 de agosto de 2003, uma de suas metas era justamente o fortalecimento dos clubes e ligas de futebol do Estado de São Paulo. “Desde o início de sua administração, Del Nero vem incentivando a reestruturação dos clubes de base e neste sentido o Tupã FC tem conseguido se manter nos campeonatos da segunda divisão”, explica o autor da homenagem.

Formado em Direito pela Universidade Mackenzie em 1967, Marco Pólo Del Nero especializou-se na área de Direito Penal, atividade que exerce até hoje. No período universitário, foi presidente do Partido Acadêmico Realizador (PAR) e participou de diversos movimentos em favor da democratização do país.

As atividades no meio esportivo foram intensificadas em 1971, quando Del Nero foi nomeado diretor da Comissão de Sindicância da Sociedade Esportiva Palmeiras. Também no Palmeiras exerceu as funções de diretor jurídico, diretor de futebol e secretário do Conselho de Orientação e Fiscalizador, além de ser indicado como benemérito e conselheiro vitalício.

Em 1985, Marco Pólo Del Nero passou a integrar o Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Paulista de Futebol, de onde foi presidente de 1988 a 2002. No ano seguinte, assumiu a presidência da FPF. Em 2006 foi indicado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser o chefe da Delegação da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Alemanha. Em maio de 2007 foi empossado como membro do Comitê Executivo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol).

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal