Cidadania: Alunos do Lélio Piza fazem visita à Câmara Municipal

Presidente da Casa de Leis, vereador Marcos Rogério Gasparetto, recebeu estudantes e destacou a importância do engajamento político desde cedo

Publicado em: 18 de maio de 2023

Um grupo de 30 alunos da Escola Estadual Dr. Lélio Toledo Piza e Almeida visitou a Câmara Municipal da Estância Turística de Tupã, na tarde desta quinta-feira (18). Eles foram recebidos pelo presidente, Marcos Gasparetto, e conheceram as instalações da sede e também da TV Câmara.

Os estudantes – acompanhados das professoras Geovana Scioli Romero e Raquel Cristina Alves Ruiz – têm entre 11 e 13 anos. Conhecer o Legislativo Municipal foi uma proposta que surgiu da chamada disciplina Eletiva, para ações que estão diretamente relacionadas ao projeto de vida dos alunos.

“Antes da visita foram apresentadas e estudadas as oito leis que, de forma especial, todo cidadão deve saber. Eles estudaram também como as leis do nosso município são decididas pela Câmara Municipal”, explicou Raquel.

O presidente Marcos Gasparetto recebeu os alunos no plenário da Casa e falou sobre parte do processo legislativo, que começa com a eleição dos 15 representantes da população e culmina com a votação de projetos importantes para a cidade, o estabelecimento de novas leis e a fiscalização do das ações do Poder Executivo.

“É muito importante vocês já começarem a ter conhecimento de como funciona uma Casa Legislativa, porque, evidentemente, alguns de vocês poderão estar aqui, no nosso lugar, exercendo esse papel no futuro”, disse Gasparetto.

Gasparetto explicou que o Legislativo de Tupã possui quatro Secretarias (Administrativa, Financeira, Jurídica e de Comunicação) esta última responsável pela TV Câmara e a interlocução entre a Casa de Leis e a imprensa.

“Ao longo da história tivemos vereadores muito jovens. Temos hoje vereadores jovens. Quanto mais cedo a nossa juventude se inteirar do processo democrático e do sistema de representação popular, melhor para a nossa cidade”, afirmou o presidente.

Conforme observou a professora Geovana, muitos dos alunos desconheciam a magnitude das atividades desenvolvidas pelo Legislativo. “O encontro foi muito agradável e com muita aprendizagem, tornando o Projeto de Vida [do aluno] mais significativo”, destacou.

Após dialogar com o presidente e conhecer operações no plenário, os estudantes seguiram para a TV Câmara (canal 34.3), onde visitaram as instalações, estúdio e foram orientados sobre a Rede Digital de TV Legislativa, que além da emissora local, transmite também a TV Câmara Federal, TV Senado e TV Alesp.

Publicado por: Assessoria de Imprensa