Alunos da Etec ‘Massuyuki Kawano’ têm aula de cidadania no Legislativo de Tupã

Visita faz parte da disciplina de Estudos de Administração Pública

Publicado em: 31 de maio de 2023

A descoberta do processo legislativo – que empodera a população através dos vereadores eleitos – surpreendeu alunos da Escola Técnica Massuyuki Kawano (Etec de Tupã), nesta terça-feira (30). Grupo com cerca de 30 estudantes realizou uma visita à Câmara Municipal de Tupã e ao anexo onde funciona a TV Câmara (canal 34.3).

Eles foram recebidos pelo presidente da Casa, Marcos Gasparetto, e pelo coordenador da emissora, Lucas Hatano. A visita faz parte da disciplina de Estudos de Administração Pública, ministrada no NovoTec, que integra o Ensino Médio e o curso técnico de Administração.

“Do voto às importantes decisões que podem ser tomadas em uma Câmara Municipal, são muitos detalhes. Para nós, é muito bom receber estudantes e outros grupos interessados em saber mais sobre o legislativo, porque é uma oportunidade de levar informação sobre a realidade.

Gasparetto tirou dúvidas dos estudantes sobre temas diversos, como eleições, ações decisórias na cidade que passam pela Câmara, o processo de votação e a rotina de um cidadão que exerce o cargo de vereador.

O presidente convidou 14 alunos para ocupar os assentos dos vereadores, acionou o sistema de som e imagem da Casa e fez uma sessão simulada. Da Tribuna, o vereador Lucas Hatano destacou a importância da formação de novos líderes.

“A política está em tudo: da luz da nossa casa ao salário do nosso professor. Então é fundamental que façamos parte dela, para que assim possamos transformar a política em algo mais próximo daquilo que acreditamos”, destacou Hatano.

Do plenário da Câmara, a visita seguiu para o anexo onde funcionam sete gabinetes e a TV Câmara de tupã. O grupo, acompanhado pelas professoras Luana Maziero, Karen Andrade e Caroline Penteado conheceu as diferentes etapas da produção de conteúdo audiovisual, que começa na produção das pautas, passa pela captação das reportagens e/ou gravação no estúdio, sendo concluído na edição.

Os alunos da Etec também foram informados que a TV Câmara de Tupã é parte da Rede Digital de TV Legislativa. Além da emissora local, a comunicação da Câmara é responsável pela transmissão da TV Câmara Federal, TV Senado e TV Alesp.

A TV Câmara de Tupã transmite pelo canal 34.3 (TV aberta digital) e canal 10 (TV a cabo).

Publicado por: Assessoria de Imprensa