Programa de Eficiência Energética na Câmara entra em execução este mês

Instalação de sistema fotovoltaico deve começar após o dia 15 de junho; Gasparetto e Shigueru recebem gestores do PEE para apresentação do cronograma

Publicado em: 07 de junho de 2023

Começa no próximo dia 15 de junho a execução do projeto da Câmara Municipal de Tupã junto ao Programa de Eficiência Energética (PEE), desenvolvido pelo Energisa Sul-Sudeste. O Legislativo foi contemplado em edital da concessionária no final do ano passado. Serão investidos R$ 235.073,29 na instalação de um sistema de energia fotovoltaica.

Nesta terça-feira (06), os vereadores Marcos Gasparetto (presidente da Câmara) e Eduardo Edamitsu, o Du Shigueru, participaram de reunião com a analista de Eficiência Energética da Energisa Sul-Sudeste, Ana Letícia Peres, e o gerente da empresa Carto Solar, Diego Montes Barbosa.

“A Energisa Sul-Sudeste já executou esse programa beneficiando outras organizações da nossa cidade, como o Instituto Federal, Santa Casa, Apae, Prefeitura, enfim, uma série de investimentos para ajudar a modernizar instituições que prestam serviços públicos. É uma ação importante que vai gerar economia para o contribuinte”, destacou Gasparetto.

A habilitação do Legislativo de Tupã entre as instituições interessadas aconteceu no período em que Shigueru presidia a Câmara, por isso ele tem acompanhado todas as fases do programa. Do total investido, 90% serão aportados pela concessionária. A Câmara já empenhou R$35.283,95 de contrapartida, em recursos do exercício 2022.

O gerente de Eficiência Energética da Carto Solar – empresa contratada pela Energisa para executar a obra e monitorar os resultados – explicou aos vereadores e ao Secretário Legislativo de Finanças da Câmara, William Manfré, cada etapa do Programa.

Neste mês de junho, a Câmara começará a receber as placas fotovoltaicas e demais equipamentos, que serão instalados por profissionais especializados. O projeto prevê a utilização de inversor de 30 kW, com mais de 50 módulos e capacidade total de 50 kWp.

O cronograma prevê datas para aferições pré-instalação, substituição de 25 pontos de iluminação do prédio (com potencial melhoria de eficiência energética), instalação e ativação do sistema fotovoltaico, treinamento dos funcionários e apresentação do programa.

Ao longo de um ano, a Carto Solar deverá fazer medições da geração de energia e encaminhar relatórios de monitoramento ao Grupo Energisa – sob supervisão da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O objetivo é garantir que a execução do programa seja bem sucedida.

A Câmara Municipal estima uma economia inicial de R$ 70 mil por ano. Além de suprir a demanda de energia elétrica do edifício sede – localizado na rua Cherentes –, o saldo da geração poderá virar créditos para atender parcialmente o custo energético do anexo onde funcionam a TV Câmara e mais sete gabinetes de vereadores, no prédio da rua Guaianazes.

“A questão da energia é importante para o consumidor residencial, para o empresário e não poderia ser diferente para os órgãos e entidades públicas. O programa garante um grande investimento da Energisa, em uma benfeitoria que irá gerar resultados durante muitos anos”, destacou Shigueru.

ENTENDA O PEE

O PEE é regulado pela ANEEL e tem como objetivo promover o uso eficiente e racional de energia elétrica, modernização de equipamentos, estímulo ao desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de hábitos e práticas racionais para combater o desperdício da energia elétrica.

As ações do PEE são voltadas para a sociedade em geral (consumidores de baixa renda, entidades filantrópicas e de saúde pública, instituições de ensino e de acolhimento para idosos, poder público, etc.) e a seleção dos projetos deve obrigatoriamente ser realizada por meio de Chamada Pública de Projetos (CPP).

Os editais tem como principal objetivo tornar o processo decisório de escolha dos projetos e consumidores beneficiados pelo programa mais transparente e democrático, promovendo maior participação da sociedade.

Publicado por: Assessoria de Imprensa