Prédio desativado da Cozinha Piloto abrigará projetos sociais

Prefeito Waldemir, secretária Neusa Gonçalves e vereador Valdir vistoriam local, que abrigará Banco de Alimentos e Renda Cidadã

Publicado em: 04 de maio de 2010

Semana passada, prefeito Waldemir, acompanhado pela secretária de Desenvolvimento Social, Neusa Gonçalves e pelo vereador Valdir de Oliveira (PDT), vistoriou o prédio desativado da Cozinha Piloto.

Junto com eles estavam as arquitetas da Secretaria de Planejamento, Amanda Alves do Prado e Érica Delgado Jaconeli, a nutricionista da Cozinha Piloto, Patrícia Rodrigues Chaves Simões e a coordenadora do CRAS, Regina de Fátima Zandonadi Piva.

O local abrigará dois projetos de amplo alcance social do município. Um deles, o Banco de Alimentos, que em Tupã deverá levar o nome de Desperdício Zero, é uma iniciativa do governo federal que visa arrecadar alimentos provenientes de doações por meio da articulação com o setor alimentício (indústrias, supermercados, varejões, feiras, centrais de abastecimento e outros), em parceria com as prefeituras.

Em Tupã, o projeto é liderado pelo vereador Valdir, que visitou unidades modelo no Brasil para implantar projeto semelhante na cidade. “Através de parceria com o Rotary Clube, feirantes e mercados locais, e com o apoio da Prefeitura, vamos envolver a sociedade num complexo trabalho de coleta e reclassificação de alimentos, objetivando o desperdício zero e fornecendo alimentos para as entidades e comunidades carentes”, explica o vereador.

Outro projeto que será instalado no prédio que já abrigou a Cozinha Piloto é o curso de capacitação familiar voltado para as 110 famílias atendidas pelo programa Renda Cidadã no município. O CRAS ocupará um espaço para desenvolver a capacitação em prendas domésticas para essas famílias.

No entanto, para que esses dois projetos possam ser desenvolvidos o prédio passará por ampla reforma, cujo projeto será desenvolvido pela equipe de arquitetos da Secretaria de Planejamento. Segundo Valdir, ainda não há uma definição de quando esse projeto será concluído, já que a equipe ainda está analisando as adequações que precisam ser feitas no local.

“Não podemos falar em datas, mas acredito que ainda neste ano esses dois projetos estarão funcionando neste local”, diz Valdir, que há tempos desenvolve projeto de distribuição de sopas para famílias pobres e, portanto, conhece bem os mecanismos deste trabalho de coleta e reaproveitamento de alimentos.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal