Vereadores cumprimentam Comitiva Tropeira pelo Dia do Tropeiro

Vereador Valdir de Oliveira apresentou homenagem pela data, comemorada em 31 de agosto

Publicado em: 01 de setembro de 2009

Dia 31 de agosto é nacionalmente comemorado o Dia do Tropeiro e para celebrar a data a Câmara Municipal aprovou Moção de Congratulações apresentada pelo vereador Valdir de Oliveira (PDT) cumprimentando a Comitiva Tropeira de Tupã pela data.

“A história conta que a participação dos tropeiros foi muito importante na formação étnica e cultural das regiões. Diversas cidades comemoram o Dia do Tropeiro relembrando costumes, culinária e expressões populares, cujo início do aparecimento dos tropeiros se deu há mais de quatrocentos anos”, relembra Valdir.

A cultura do tropeirismo relata a história de homens que montados em burros movimentavam a economia do país. “Carros, caminhões e aviões surgiram, quilômetros de estradas foram construídas, mas as tradições das tropas de burros no Vale do Paraíba, entre São Paulo e Rio, ainda são mantidas apesar do progresso”, relata o autor da homenagem.

Em Tupã o movimento foi iniciado através da Turma do Chapéu Branco, e no dia 16 de março de 1993 foi realizada a 1ª edição da cavalgada tropeira, tendo como líder Luiz Gonzaga Tovo, popularmente conhecido como “Nanguinho”.

“Depois daquela data o movimento reuniu os tropeiristas e suas famílias para realizar encontros com comitivas de outras localidades, relembrando e mantendo costumes, a culinária e expressões populares, cuja tradição é mantida de pai para filho”, diz Valdir, que estende sua homenagem a todos que integram a Comitiva Tropeira de Tupã.

“O tropeirismo foi de grande importância para a economia e colonização do Brasil, participando do processo de ocupação e integração nacional. Dos pousos de tropeiros, surgiram muitas cidades brasileiras. Os próprios tropeiros fixavam moradia naqueles locais que, em tantas ocasiões, lhes haviam servido de repouso. Assim, davam início às atividades de plantio, a criação de gado e ao estabelecimento de casas comerciais. Por tudo isso, o legislativo tupãense presta esta singela homenagem com o objetivo de preservar a memória dos tropeiros viajantes, que tanto contribuíram para a construção do Brasil, além da nossa própria história”, justifica.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal