Câmara prestigia assinatura de convênio com Cooperativa de Reciclagem

Evento que formalizou parceria foi marcado pela emoção dos trabalhadores beneficiados; vereador Tutu apoiou a organização da entidade

Publicado em: 27 de julho de 2023

Meio ambiente e qualidade de vida ganharam força em Tupã, na manhã desta quarta-feira (26), com a assinatura de um convênio entre o município e a Cooperativa do Ramo de Trabalho de Reciclagem de Tupã e Região. Apoiador da entidade, o vereador Israel Velloso Neto, o Tutu, participou do evento que marcou a formalização da parceria.

Uma breve cerimônia foi realizada no Centro de Convivência Monsenhor Afonso Hafner, com as presenças do prefeito Caio Aoqui, secretários municipais e cooperados. O vereador Tutu representou o Poder Legislativo.

No início desse mês, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei 32/2023, que autorizou a Prefeitura a celebrar o convênio. Agora o município poderá apoiar a entidade com a manutenção de equipamentos e suporte para o ganho de produtividade.

A assinatura foi marcada pela emoção, contagiada pela presidente de Cooperativa, Jandira Pereira de Souza. Ela já trabalhou na lavoura, em serviços domésticos e há oito anos luta para estabelecer na cidade o cooperativismo na reciclagem.

Para assinar o Termo de Convênio, a trabalhadora que lidera o grupo precisou treinar a escrita, em mais um passo rumo à autonomia financeira dela e das famílias que se reúnem na atividade.

“Esse mês o pagamento [aos cooperados] será de R$ 750. Não é o suficiente. A nossa luta é para aumentar o material, ampliar a receita da cooperativa e a renda das famílias”, disse. “Não dá nem para descrever a emoção desse momento. É muito trabalho, comecei com minhas duas filhas, uma sobrinha, depois passamos para quatro pessoas, depois oito. Já chegamos a 24 antes da pandemia e hoje somos 12. Minha meta agora é uns trinta e poucos integrantes”, almeja.

“Acredito que a lógica é contrária do que parece. Não é o Município que está beneficiando vocês [recicladores], são vocês que estão beneficiando a nossa cidade, ao exercer esse trabalho tão importante para o nosso meio ambiente”, disse o prefeito Caio Aoqui.

O novo convênio, conforme explicou o vereador Israel Velloso, chega para somar, já que o município possui parceria semelhante com outra cooperativa. Ele afirmou que atualmente cerca de 5% de todo o resíduo gerado em Tupã é reciclado, o que considera muito pouco.

Tutu agradeceu ao trabalho de sua assessoria, que ao longo de meses tem apoiado a presidente da Cooperativa – juntamente com a Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura – para a organização da documentação pertinente.

“É papel do vereador auxiliar a população, ajudar as organizações e as pessoas que têm, como a Jandira, o desejo de trabalhar, gerar renda e oportunidades. Isso vale para o empreendedorismo em geral, mas principalmente quando falamos de uma atividade como essa, que tem um impacto social tão grande”, disse o parlamentar.

Conforme anunciado pelo subsecretário municipal de Meio Ambiente em Tupã, Marco Pinheiro, a Prefeitura pretende dar início a uma ampla campanha de conscientização para que a população volte a fazer, de forma adequada, a separação de resíduos visando a reciclagem.

A intenção é aumentar o aproveitamento de materiais e a segurança dos recicladores, com consequente melhora na renda e nas condições de trabalho.

Publicado por: Assessoria de Imprensa