Programa facilita acesso dos jovens ao esporte

Dra. Lucília pretende incluir Tupã no programa da Secretaria Nacional de Esporte Educacional do Ministério do Esporte

Publicado em: 29 de agosto de 2009

A vereadora Dra. Lucília Donadelli (PV) encaminhou indicação ao prefeito Waldemir e à secretária de Esportes Aracelis Góis Morales, sugerindo a inclusão de Tupã no programa do Ministério dos Esportes “Segundo Tempo”, cuja finalidade é democratizar o acesso ao esporte educacional de qualidade, como forma de inclusão social, ocupando o tempo ocioso de crianças e adolescentes em situação de risco social.

Criado pela Secretaria Nacional de Esporte Educacional do ministério, o programa oferece condições adequadas para a prática de atividades esportivas educacionais de qualidade, estimulando crianças e adolescentes a manter uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral.

“Na prática, o programa ocupa o tempo ocioso dos estudantes no período em que eles não estão na escola e utiliza o esporte para promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens, como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social”, explica a vereadora.

Segundo Dra. Lucília, Tupã vem conseguindo inserir no contexto social e educacional práticas esportivas saudáveis, daí a indicação para que a cidade seja incluída neste programa do governo federal.

“Os projetos mantidos pela Prefeitura tem proporcionado às nossas crianças, ao mesmo tempo em que aprendem uma modalidade esportiva, a devida noção de cidadania e o respeito às leis e instituições, além de moldar através de tais atividades um caráter mais humanitário em nossos jovens”, justifica.

Na opinião da vereadora, parte deste sucesso se deve aos investimentos feitos pela atual administração na reforma e construção de espaços públicos de convivência e práticas esportivas e na criação de programas e projetos voltados para complementar o período escolar dos alunos.

“Se conseguirmos incluir nossa cidade neste importante projeto será mais uma ponta deste enorme iceberg que se solidifica a cada dia, que é o trinômio educação, esporte e cidadania”, observa Dra. Lucília.

Andréia Simões
Assessoria da Câmara Municipal