Presidente da Câmara defende regime de urgência para aumento de subvenção a entidades

Gasparetto afirma que a decisão é dos líderes de bancada: "Entidades precisam do nosso apoio"

Publicado em: 07 de agosto de 2023

Em entrevista à TV Câmara, no final da manhã desta segunda-feira (07), o presidente da Câmara Municipal de Tupã, vereador Marcos Gasparetto, afirmou que pelo menos dois dos projetos que ingressaram na Casa como itens apresentados – para início de tramitação – poderão ser votados em regime de urgência.

Conforme o presidente, reunião com dirigentes da Santa Casa de Misericórdia Tupã, nesta manhã, e conversa entre lideranças de bancadas define nas próximas horas se haverá um requerimento para a tramitação acelerada.

A possibilidade de urgência é referente ao Projeto de Lei (PL) 40/23, que majora - ou seja, aumenta - a subvenção social concedida ao hospital. Há ainda o PL 39/23, que amplia repasse à Casa de Acolhimento Abrace. Ambas as entidades têm seus repasses previstos no orçamento deste ano.

“A Santa Casa é a nossa referência para a saúde, então precisa realmente de nosso empenho. O Município e o hospital já definiram uma elevação do valor, devido a necessidade do hospital. Cabe a nós analisar e votar mais rapidamente possível”, destacou.

Gasparetto disse ainda que o mesmo se aplica à Casa Abrace, entidade que tem trabalho sério reconhecido. “Quanto mais rápidos estes projetos puderem ser apreciados, para as entidades terem acesso aos recursos, melhor” disse o presidente.

OUTRAS PAUTAS

A pauta da sessão camarária possui ainda mais três projetos que serão apresentados, para início de tramitação. Um deles é de autoria do vereador Antônio Brito e declara de Utilidade Pública Municipal a Associação Atitude Animal de Tupã (PL 37/23).

Os outros dois projetos são de autoria do Poder Executivo e tratam da autorização para abertura de crédito especial no orçamento vigente do município.

A soma dos valores que devem ser incrementados (recursos federais) é de R$ 550 mil e tem como objetos reforma de praça pública e pavimentação asfáltica.

O Legislativo tem ainda, em sua pauta, apresentação de 15 Indicações dos vereadores, com pedidos de convênios, adesão a projetos e programas, além de outras reivindicações endereçadas a autoridades do Município, Estado e União.

Nove moções estão previstas para análise e votação, sendo uma de pesar e oito de congratulações. A Câmara terá também o uso da Tribuna Livre por dois oradores. Um dos pedidos é da presidente do Lar Santo Antônio de Tupã, Irmã Ivonete de Oliveira.

Também requisitou o espaço o presidente da Ong Umont, André Prado dos Santos, para que o munícipe Vinicius Gabriel dos Santos possa discorrer favoravelmente sobre a realização da II Semana da Diversidade de Tupã.

A sessão tem início às 20h e a população é convidada a acompanhar também pelas redes sociais ou pela TV Câmara de Tupã (canal 34.3 da TV aberta e canal 10 na TV a Cabo).

Publicado por: Assessoria de Imprensa