Membro da Câmara recebe delegação chinesa na região de Tupã

Vereador Eduardo Edamitsu faz parte da APL do Amendoim e exerce mandato com pautas ligadas ao desenvolvimento econômico e emprego

Publicado em: 09 de agosto de 2023

Integrante da Câmara Municipal de Tupã, o vereador Eduardo Edamitsu, o “Du Shigueru” - também atuante no Arranjo Produtivo Local (APL) do Amendoim de Tupã e Região - foi um dos anfitriões de uma comitiva do governo chinês, enviada para conhecer a produção regional. O parlamentar foi um dos palestrantes durante a 14th Peanut Industry Development Conference and Peanut Trade Expo 2023, na China.

Os representantes chineses eram aguardados para conhecer a região um mês após a conferência, mas a viagem ao Brasil foi antecipada, segundo o vereador tupãense, por determinação de Pequim.

A expansão do mercado brasileiro, visando a exportação, era um dos propósitos de Shigueru, representante do APL do Amendoim, durante o evento global.

“Estivemos em várias empresas e visitamos organizações aqui na região. Após dois longos dias de trabalho, os representantes retornaram à China com mais amostras dos produtos na bagagem e uma ótima impressão da nossa região”, disse

O parlamentar destacou ainda que uma das principais realizações durante sua estada de 13 dias em território chinês, foi a superação de qualquer desconfiança que pudesse haver em relação à confiabilidade no amendoim brasileiro.

“As exportações já começaram, incialmente, com pequenos volumes. A tendência é de um crescimento muito grande, mas o mercado asiático é exigente e o aumento dependerá de uma adequada exposição do nosso amendoim. Precisamos defender nosso produto lá fora e receber bem os visitantes que chegam para conhecer nossas técnicas de produção”, destacou.

MISSÃO INTERNACIONAL

Em julho Edamitsu participou da feira de negócios que aprimora o mercado global do amendoim e apresenta novidades. Em uma imersão de 13 dias pelo país, o vereador visitou empresas e centros logísticos, participou de outros eventos e reuniões com lideranças chinesas.

A agenda teve reconhecimento formal do município de Tupã, mediante a emissão de um ofício pelo prefeito Caio Aoqui. Assim, o vereador foi recebido como representante oficial em todas as reuniões e visitas que realizou.

Shigueru esteve em quatro cidades, localizadas em três províncias, incluindo a capital Pequim e algumas das regiões portuárias de maior fluxo comercial do planeta. A intenção foi criar oportunidades para a região de Tupã, a partir do Acordo Bilateral firmado entre o Brasil e China em abril deste ano.

Publicado por: Assessoria de Imprensa