Legislativo faz interlocução e conquista para a cidade o 'Todas in-Rede'

Vereador Paulo César Soares, o Paulo da Farmácia, conheceu o Programa durante audiência na Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em SP

Publicado em: 25 de agosto de 2023

O Município de Tupã – por meio de parceria construída pelo vereador Paulo César Soares, o Paulo da Farmácia – assinou convênio para executar na cidade ações do Programa Todas in- Rede. A iniciativa é do governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Uma cerimônia no auditório do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre marcou o lançamento do Programa e trouxe à cidade diversas autoridades, incluindo o titular da pasta estadual, o ativista e advogado Marcos da Costa. Com a assinatura, Tupã passa a fazer parte do grupo de 77 municípios que já aderiram.

“Estivemos em São Paulo, em uma audiência com o Dr. Marcos e conhecemos a Caroline dos Reis, que é servidora da Secretaria e coordenadora do Todas in-Rede. Foi explicado que esse programa promove o empoderamento e a autonomia da mulher com deficiência através de cursos online e presenciais. Fizemos questão de apresentar ao prefeito Caio e solicitar a inclusão do nosso município”, disse o vereador.

A implementação da parceria será feita pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Subsecretaria de Direitos Humanos. Presentes ao encontro, diversos ativistas, incluindo a diretoria da Associação das Pessoas com Deficiência de Tupã (Apdett) comemoraram a conquista.

O secretário estadual elogiou as ações do município em prol da acessibilidade e inclusão. Ele afirmou que a pasta está à disposição para inúmeras outras parcerias.

INCLUSÃO URGENTE

Conforme dados publicados pela Prefeitura de Tupã, no estado de São Paulo existem mais de 1,9 milhão de mulheres com deficiência. Dos empregos formais ocupados por pessoas com deficiência, apenas 38% são ocupados por mulheres.

Em violência de gênero, em 2022, foram registrados mais de 600 boletins de ocorrência por mulheres com deficiência.

Recorte regional aponta que na região são pelo menos 6,6 mil pessoas com deficiência, sendo 55,6% mulheres. Além de atender diretamente este público, o programa também contempla profissionais da rede de proteção da região com capacitação para o atendimento das mulheres com deficiência vítimas de violência.

IN REDE

Desenvolvido em 2020, o TODAS in-Rede visa promover a independência e a autonomia das mulheres com deficiência através da oferta de cursos gratuitos com temas sobre trabalho, renda, autonomia financeira, prevenção à violência, autoestima, liderança e direitos afetivos, sexuais e reprodutivos, conforme a Secretaria.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.todasinrede.sp.gov.br ou, em Tupã, pelo telefone (14) 3441-5887.

Publicado por: Assessoria de Imprensa