Câmara encaminha Indicação e busca R$ 5 milhões para escola especializada em autismo

Tutu acolheu pedido da ONG Autismo de Tupã; Indicação é destinada à deputada Renata Abreu

Publicado em: 15 de setembro de 2023

Alta demanda por atendimento a pessoas com diagnóstico no Transtorno do Espectro Autista (TEA) levou o vereador Israel Velloso da Silva Neto, o Tutu, a iniciar um trabalho legislativo para que a cidade possa ter uma escola especializada. Indicação feita pelo parlamentar reivindica investimento de R$ 5 milhões no município.

A Indicação nº 400/2023 constou na pauta da sessão desta segunda-feira (11) e foi encaminhada aos gabinetes da deputada federal Renata Abreu, do prefeito Caio Aoqui e do secretário municipal da Educação, Valdir Berti.

A reivindicação chegou ao vereador por meio da presidente da Organização Não Governamental (ONG) Autismo Tupã, liderada pela ativista, educadora e mãe de autista, Carina Franco.

A entidade tupãense – que nasceu de um ‘ajuntamento’ de mães e familiares – defende que a inclusão não pode ser pretexto para a ausência de atenção especializada. Ambas são relevantes em uma política pública eficiente.

“É urgente que tenhamos uma escola especializada. Infelizmente o autismo que é mostrado pelo Instagram, que está estampado nas redes sociais, não é a realidade de 70% das famílias, nas quais o transtorno tem alto grau de comprometimento e muitas consequências”, alerta.

Carina destaca ainda o trabalho realizado pelo vereador Israel Velloso Neto, o Tutu. “É um voluntário envolvido com a causa, uma pessoa com sensibilidade, que não mede esforços para que possamos avançar na conscientização e também na estruturação de políticas públicas”, disse.

Tutu, por sua vez, afirma que o ativismo tupãense tem sido determinante para muitas conquistas, inclusive com destaque no país. Ele afirma que foi procurado pela ONG para mediar, junto ao Poder Público, a busca de recursos.

“Fizemos essa Indicação, que foi prontamente aprovada pelos pares. Nós sabemos que a deputada Renata Abreu é uma grande apoiadora da questão do autismo e tem um carinho especial por Tupã, o que nos permite ter muita esperança na viabilização dos recursos necessários”, disse.

Com a aprovação da Indicação, o gabinete da deputada irá responder em breve – de forma oficial – à Câmara Municipal de Tupã. Vale lembrar que a indicação de emendas no orçamento federal é discricionária a cada parlamentar.

Publicado por: Assessoria de Imprensa